Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Febrace abre inscrições para novos projetos

Feira, no formato virtual, acontece entre os dias 15 e 27 de março de 2021

Publicada em 02/10/2020 Atualizada há 1 ano

Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de novembro

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, abre inscrições para a 19°edição da Mostra de Projetos, maior evento do gênero no país. Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de novembro de 2020, pelo site da Febrace, utilizando o sistema de submissão eletrônica.

Diante das incertezas em relação ao controle da pandemia, a Febrace está preparando sua mostra de projetos em 2021 no formato virtual: entre os dias 15 e 27 de março, estudantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos, diretamente de casa, para professores e pesquisadores. Ainda poderão participar de palestras e expor suas ideias ao público por meio da mostra virtual de projetos. 

Quem pode participar

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou em cursos técnicos de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados de modo individual ou em grupos de até três pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Etapas do evento 

Na primeira etapa de seleção, aproximadamente 300 professores universitários e pesquisadores de diferentes universidades no Brasil avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra virtual, em março de 2021. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto. 

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de mais de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria, estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecem prêmios, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais. 

O grande destaque fica para o prêmio Regeneron Internacional Science and Engineering Fair (ISEF), que oferece credencial e estadia para estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: A Regeneron ISEF, que em 2021 tem previsão de ser realizada no mês de maio, nos Estados Unidos. 

Submissão dos projetos 

Os interessados a participar do evento devem enviar até dia 30 de novembro de 2020, o cadastro do seu projeto, no site da Febrace, no cadastro deve conter: informações completas dos participantes; dados do projeto; plano de pesquisa; resumo do projeto (máximo 2000 caracteres);  foto do projeto (opcional) e arquivo contendo o relatório do projeto.

Acesse

Submissão de projeto

Portal Febrace


Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas