Farol do desempenho do IFRN é destaque em Concurso de Boas Práticas do MEC

Concurso reconhece boas práticas de transparência na gestão pública

Publicada por Habyner Lima em 20/09/2023 Atualizada há 9 meses, 1 semana

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), é finalista no I Concurso de Boas Práticas realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O Instituto está concorrendo com a prática do “Farol do desempenho” na categoria "Aprimoramento da transparência ativa e passiva e da participação social na gestão pública"

O concurso tem por objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas que promovam a atuação organizacional. As práticas foram avaliadas por meio de critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação.

Farol do Desempenho

A ferramenta faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que possibilita o acompanhamento, por toda a comunidade e demais instituições e pessoas interessadas, dos principais processos críticos da instituição, funcionando como instrumento de acompanhamento e controle do planejamento estratégico do IFRN e de transparência pública.

O Farol funciona como um semáforo, onde as cores vermelho, amarela e verde tem significado: o vermelho avisa que a meta daquele indicador não foi alcançada; o amarelo significa que o item requer um pouco de atenção, mas está próximo do alcance; já o verde informa que aquela meta foi alcançada. Os dados estão disponíveis, à virada de cada trimestre, para todos que têm acesso ao Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Ismael Coutinho, atualmente chefe da Unidade de Gestão da Integridade do IFRN, ressalta a união dos setores para o desenvolvimento da iniciativa: “As equipes da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) e da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DIGTI) trabalham ativamente na construção do farol. A iniciativa já é reconhecida por muitos institutos que fazem a Rede Federal de Educação Profissional e outras instituições públicas, entre universidades, estados e prefeituras que já fazem uso do SUAP e do Farol de Desempenho, ferramenta desenvolvida para acompanhamento do planejamento estratégico no âmbito desse sistema. Trata-se de uma ferramenta que pode ser difundida para os órgãos da Administração Pública que desejem aperfeiçoar o método de acompanhamento e divulgar de forma mais transparente o seu desempenho institucional perante a sociedade.

farol do desempenho
transparência