Evento

Exposição "Imagens e Rituais do Cuidado" integra programação do Simpósio das Heterotopias

Exposição explora o cuidado como prática educativa

Publicada por Jose Nascimento em 26/08/2024 Atualizada há 1 mês

Entre os dias 27 e 29 de agosto, o hall de entrada do Centro de Educação da UFRN sediará a exposição "Imagens e Rituais do Cuidado". A atividade faz parte do I Simpósio das Heterotopias e resulta de uma pesquisa doutoral da estudante Larissa Souza, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN.

A exposição explora o cuidado como prática educativa na Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal (Eaen) entre 1955 e 1971. A curadoria é realizada por uma equipe composta por pesquisadores do PPGEP e conta com a participação do artista visual Daniel Torres.

Exposição

"Imagens e Rituais do Cuidado" oferece uma experiência sensorial e memorialística por meio de documentos históricos, como fotografias e vestimentas, e rituais que evocam práticas de cuidado implementadas na Eaen, como a assepsia dos doentes. A exposição é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através de projetos que investigam a gestão do sofrimento na educação profissional e a diversidade de gênero na educação profissional e tecnológica.

A exposição ocorre com financiamento do CNPq, por meio dos projetos Gestão do sofrimento na Educação Profissional: estudo comparativo entre Brasil, França e Argentina e Arqueologia da diversidade de gênero na Educação Profissional e Tecnológica, ambos coordenados pelo professor Avelino Lima Neto, coorientador da doutoranda no PPGEP/IFRN, bolsista de Produtividade do CNPq e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.