Campus Nova Cruz

Experiência como Jovem Aprendiz garante emprego a estudante do IFRN

Ricardo Lourenço dos Santos, do Integrado em Informática, apresentou Relatório de Práticas Profissionais (RPP) no último dia 10

Publicada em 19/12/2019 Atualizada há 1 ano

Ricardo: "a união da educação técnica com a vivência do mundo do trabalho traz benefícios tanto para o futuro profissional quanto para a empresa"

A empresa Distribuidora J. Oliveira LTDA, localizada no município de Nova Cruz, contratou, em 10 de setembro de 2018, um estudante do Campus Nova Cruz do IFRN. Atuando no setor administrativo da empresa, Ricardo Lourenço dos Santos, concluinte do Curso Integrado em Informática, começou como Jovem Aprendiz e, antes mesmo do fim dessa experiência, já foi contratado como funcionário efetivo da empresa, somando-se aos 43 colaboradores da distribuidora, que atua na área de alimentos junto à grandes, médios e pequenos empreendedores regionais.

Para Ricardo Lourenço, a união da educação técnica com a vivência do mundo do trabalho traz benefícios tanto para o futuro profissional quanto para a empresa: “Enquanto aluno, pode-se dizer que a experiência foi uma oportunidade positiva por diversas razões, tanto para meu amadurecimento pessoal como acadêmico e profissional”, disse. Ao falar da J. Oliveira, o estudante destacou que a contratação permite que a empresa passe a ter um recurso humano capacitado para resolver suas demandas principais, alinhando novas tecnologias e conceitos acadêmicos atualizados. “A vivência com novos ambientes e novas pessoas atribuem à experiência profissional novas capacidades de adaptação e conhecimento do mundo do trabalho. É essa, inclusive, uma das melhores características do IFRN: orientar seus alunos para o mercado profissional”, declarou.

RPP

No último dia 10, Ricardo apresentou seu Relatório de Práticas Profissionais (RPP) – documento que descreve as atividades desempenhadas pelos estudantes durante a prática profissional nas empresas que selecionam Jovens Aprendizes e Estagiários entre os estudantes do IFRN. Seu relatório buscou apresentar como o aprendizado teórico e acadêmico obtido no Campus Nova Cruz do IFRN foi capaz de se relacionar com a prática executada na empresa em questão, onde o Jovem Aprendiz pôde aplicar conceitos e técnicas que foram aprendidos durante o curso técnico, tais como manutenções preventivas e corretivas em computadores e operações no banco de dados através de consultas em SQL.

A apresentação de Ricardo à banca garantiu, além da aprovação com nota máxima, a contratação pela Distribuidora J. Oliveira, já com carteira assinada. Presente à defesa do PRR, Rafael Silva Gouveia, contador e responsável pelo departamento administrativo da empresa, destacou a relevância da experiência acadêmica de Ricardo para resolver problemas relacionados a banco de dados e manutenção de computadores.

Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz, estabelecido pela Lei nº.10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto nº. 9.579/2018, estabelece uma cota para que entre 5% e 15% das vagas das companhias consideradas de médio e grande porte seja destinada aos jovens entre 14 a 24 anos incompletos, sendo estudante dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou formado.

O intuito do Programa é, buscando contribuir para a formação de jovens autônomos, possibilitar a estes que assumam o papel de agente de desenvolvimento de suas próprias carreiras. Às empresas é dada a energia, a criatividade e o pensamento crítico de estudante conectados – acadêmica e profissionalmente – ao que há de mais atualizado em estruturas e processos. O agente de integração que deseje firmar termo de cooperação, pode entrar em contato através dos seguintes canais de comunicação da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN: Telefones: (84) 4005-0891 ou 4005-0759 Email: proex.asremt@ifrn.edu.br.

extensao