Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Ex-aluno do IFRN é selecionado para fazer mestrado em Harvard

Allan Michel vai estudar políticas internacionais em educação na universidade americana

Publicada em 19/05/2016 Atualizada há 1 ano

Allan em desfile representando o Brasil. Fonte: campanha kikcante

O estudante Allan Michel Jales Coutinho, técnico em Turismo formado pelo Campus Natal-Central, foi selecionado para o mestrado de uma das universidades mais bem avaliadas no mundo: Harvard, nos Estados Unidos. A taxa de admissão da universidade é de cerca de 4% dos alunos que se submetem à seleção. No mestrado, ele pretende estudar políticas internacionais em educação. 

Allan havia sido selecionado com direito à bolsa que cobre os custos de financiamento do curso. Seus amigos fizeram uma campanha online para levantar os recursos necessários para moradia, alimentação, compra de livros e outras despesas. Na tarde de hoje (19), recebeu um email da Universidade anunciando que ele contemplado com a segunda bolsa, destinada a esses outros custos. "Agradeço a todos que vinham colaborando e informo que todos receberão de volta as doações que fizeram", explicou.

A história de Allan é inspiradora. Estudante de escola pública da rede estadual, ele foi aprovado no processo seletivo para o curso técnico integrado do Campus Natal-Central. No Campus, conheceu pessoas que o incentivaram a desenvolver o conhecimento na língua inglesa. Ainda como aluno do IFRN, foi selecionado pela Embaixada Americana para ser um Jovem Embaixador do Brasil nos EUA.

Depois de concluir o curso técnico de nível médio no IFRN, foi escolhido para fazer graduação nos EUA, com todas as despesas pagas. Durante o curso, conquistou uma bolsa do governo japonês para cursar um semestre letivo em uma das melhores universidades do Japão. Seu currículo é repleto de prêmios estudantis e engajamento com causas sociais e educacionais. Filho de família humilde, ele pretende contribuir com o desenvolvimento dessas áreas no Brasil e no mundo. 

"Minha jornada até aqui tem sido em prol de uma causa que não é só minha, mas de muitos brasileiros [...]. Irei para Harvard (sim!), mas retornarei, assim como muitos outros brasileiros. Nosso país nos trará muito mais orgulho", declarou em mensagem postada na sua página pessoal no Facebook. 

A história de Allan foi contada na página 16 da edição 1 de 2015 da InforM, revista do IFRN
 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas