Ex-aluna do IFRN é nomeada Secretária de Meio Ambiente

Na cidade de Parazinho, interior do RN, Sylbenia Alves conseguiu construir sua vida e carreira

Publicada em 23/11/2018 Atualizada há 1 ano

“Me senti muito honrada com o convite e com a possibilidade de poder contribuir como profissional e como ser humano no município onde moro”, diz Sylbenia sobre a nomeação para ser secretária do Meio Ambiente de Parazinho

Sylbenia Alves, formada no Curso Técnico de Controle Ambiental e integrante da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PPgUSRN) chama o IFRN de “sua bússola”. “Durante 11 anos, o Instituto se tornou a minha segunda casa, pois sempre me senti acolhida pelos professores (maior parte deles hoje são amigos meus)”, diz Sylbenia recentemente apontada Secretaria de Meio Ambiente de Parazinho, no interior do RN.

Ela assumiu a Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico da Secretaria, uma questão fundamental para ela: “O saneamento básico é necessário para o desenvolvimento de qualquer município, porque tem impacto diretamente sobre o meio ambiente, a economia e principalmente a saúde pública”. Não tendo nascido em Parazinho, ela escolheu fazer moradia na cidade em 2013, uma escolha da qual não se arrepende nem um pouco, pelo acolhimento e pelas oportunidades que o município a proporcionou.

Mas antes dessas realizações, Sylbenia passou anos se especializando, com o apoio do IFRN. Uma história que começou em 2006, quando primeiro integrou o Instituto para estudar Controle Ambiental - oportunidade que surgiu a partir da parceria entre o IFRN e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) -, antes ela já havia cursado o Técnico em Agropecuária em Jundiaí, pela UFRN. Após concluir o seu primeiro curso técnico com o Instituto, Sylbenia foi aprovada para continuar estudando no IFRN, desta vez no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, o que foi seguido por uma Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, até fazer parte da primeira turma do PPgUSRN. Sua relação com o Instituto ainda não acabou, há mais de dois anos ela atua como tutora no Campus de Ensino a Distância, orientando novos alunos da especialização que ela um dia cursou.

Trabalhar na área ambiental foi uma escolha muito natural para a aluna egressa; Sylbenia cresceu no campo ajudando seus pais na agricultura: “Com isso (o trabalho dos seus pais), aprendi muito cedo que a área ambiental é o pilar para todas as outras”.  Ela também disse que manter o meio ambiente em equilíbrio é fundamental para o bom funcionamento da sociedade e para assegurar às futuras gerações o seu direito a usá-lo e dever de preservá-lo. Essa preocupação com o meio ambiente fez parte de toda a carreira acadêmica de Sylbenia, para seu mestrado no PPgUSRN, ela pesquisou a recuperação de área degradada com o cultivo da palma forrageira (Opuntia stricta Haw) adubada com biossólido.

“Me senti muito honrada com o convite e com a possibilidade de poder contribuir como profissional e como ser humano no município onde moro”, diz Sylbenia, ela tem boas expectativas para o seu trabalho como secretária; após o saneamento básico, o foco será trabalhos de educação ambiental desenvolvidos a partir de parcerias entre município, instituições de ensino e empresas de energia eólica – Parazinho está inserido em um grande complexo eólico. A nova secretária de Meio Ambiente promete fazer o seu melhor pelo município e fazendo jus à história que carrega, construída junto ao IFRN.

extensao
servidores