EVENTO
Evento sobre Cidades Inteligentes e Big Data acontece no Campus Natal-Central
O evento ocorre de 8 a 10 de novembro e é uma parceria entre o IFRN e o Laboratoire d'Informatique de Grenoble (França)
Publicada em 24/10/2017 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:43

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com o Laboratoire d'Informatique de Grenoble (França), realiza a 2ª Escola Franco-Brasileira de Big Data e Cidades Inteligentes nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Campus Natal-Central do IFRN. A escola tem o intuito de discutir tópicos relevantes no que diz respeito à análise de Big Data e desenvolvimento de cidades inteligentes.
O objetivo do evento é reunir especialistas que trabalham em cidades inteligentes e tópicos relacionados, como internet das coisas, Big Data e computação em nuvem, que permitam a construção de infraestruturas necessárias capazes de incorporar inteligência a esses ecossistemas.
Coordenado pelos professores Plácido Neto (IFRN Campus Natal - Central) e Genoveva Vargas-Solar (CNRS - França), o evento tem como palestrantes professores de diversas instituições brasileiras e francesas: Instituto Federal de São Paulo (Brasil), Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), CNRS (França), Universidade de Paris (França) e Universidade de Toulouse (França). Além disso, participarão da programação profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), do Laboratório Franco-Mexicano de Informática e Sistemas de Controle – LAFMIA (França/México) e do Barcelona Supercomputing Center – BSC (Espanha).
O comitê de organização da Escola Franco-Brasileira de Big Data e Cidades Inteligentes 2017 convida cientistas, jovens e seniores interessados em Cidades Inteligentes a participar da 2ª edição da escola. O evento ocorrerá em língua inglesa e não haverá tradução simultânea. Para se inscrever, acesse o site.
Sobre o evento:
Cidades Inteligentes é uma iniciativa mundial que leva a explorar melhor os recursos em uma cidade para oferecer serviços de nível superior às pessoas. As cidades inteligentes estão relacionadas a detectar o status da cidade e atuar de novas formas inteligentes em diferentes níveis: pessoas, governo, carros, transportes, comunicações, energia, edifícios, bairros, armazenamento de recursos, etc.
Uma visão da cidade do "futuro", ou mesmo da cidade do presente, baseia-se na integração da ciência e da tecnologia através de sistemas de informação. Um futuro que exigirá repensar as relações entre tecnologia, governo, negócios, academia e comunidade de pesquisa.
O desenvolvimento de tecnologias digitais nas diferentes disciplinas, nas quais as cidades operam, direta ou indiretamente, irá alterar as expectativas entre os responsáveis pela administração local. Cada cidade é um ecossistema complexo com muitos subsistemas para funcionar, como trabalho, comida, roupas, residências, escritórios, entretenimento, transportes, água, energia etc. Com o crescimento dos espaços urbanos, há mais caos e a maioria das decisões são políticas, não existindo padrões comuns de decisão. A inteligência às vezes é digital, muitas vezes analógica e quase inevitavelmente humana.
Serviço:
O que: 2ª Escola Franco-Brasileira de Big Data e Cidades Inteligentes
Quando: 8 a 10 de novembro
Onde: Campus Natal-Central do IFRN