Campus Ipanguaçu

Evento promove Simpósio Internacional de Educação Popular, Agroecologia e Memória

Intitulado "Uma Conversa sobre: Pesquisa e Extensão", o evento ainda discutiu ações junto à comunidade interna e externa

Publicada em 14/06/2021 Atualizada há 12 meses

Momento teve interlocução de Valdemiro Filho e Natália Melo, do Coletivo Terres e do Núcleo de Artes

Na quinta-feira, 10 de junho, o Campus Ipanguaçu do IFRN realizou, por meio do Coletivo Terres — Terra, Educação e Saberes — um diálogo sobre os grupos de Pesquisa e Extensão do Campus. Intitulado"Uma Conversa sobre: Pesquisa e Extensão", o evento ainda discutiu ações junto à comunidade interna e externa, sendo transmitido pelo canal do Campus Ipanguaçu do IFRN no YouTube

O momento foi organizado em preparação ao I Simpósio Internacional de Educação Popular, Agroecologia e MemóriaII Seminário de Educação do Campo, a ocorrer nos dias 12 a 15 de julho deste ano, e teve como interlocutores os professores Valdemiro Filho e Natália Melo, ambos membros do Coletivo Terres e do Núcleo de Artes. O coletivo planeja transmitir novos encontros temáticos pelo seu Instagram @coletivoterres até a realização do Simpósio. Siga para receber informações atualizadas.

Pesquisa e Extensão

Foram destacados durante o encontro os grupos de Pesquisa e Extensão e suas coordenações:

Coordenação de Pesquisa e inovação (Copein)

Coordenação de Extensão (Coex)

Os grupos, ainda que inseridos separadamente nos espectros de pesquisa e extensão, atuam de forma multidisciplinar, abarcando o tripé formativo do IFRN (Ensino, Extensão e Pesquisa).

Simpósios

Em comemoração aos sete anos do Coletivo Terres, o grupo organiza seu primeiro Simpósio Internacional, a ser realizado nos dias 12 a 15 de julho, com submissão de trabalhos abertas até o dia 20 de junho e para inscrição gratuita no evento até o dia 12 de julho, dia da abertura.

O evento conta com figuras de relevância local, nacional e internacional para os temas do encontro – Educação Popular, do Campo, Agroecologia e Memória: professor Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp), que apresentará a Aula Magna - As origens históricas e a atualidade da educação popular freireana; o engenheiro agrícola Sebastião Pinheiro (UFRGS); a professora Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo (UFPB); a professora Alcira Bonilla (Universidad de Buenos Aires); a professora Arminda Álamo Bolaños (Universidad de Las Palmas de Gran Canaria); e o professor Joaquín Cardeillac Gulla (Universidad de la Republica de Uruguay). A lista completa de convidados e cronograma de atividades estão disponíveis no Portal do evento

Participação

Até o momento estão disponíveis oito minicursos para participação, enquanto a submissão de trabalhos se divide em dez grupos temáticos e sete eixos temáticos, divididos nas categorias de Artigo, Ensaio Científico e Relato de Experiência.

A programação será transmitida de forma totalmente gratuita pelo YouTube, a exceção da apresentação de trabalhos e minicursos, que serão realizados pelo Google Meet. Acesse o site do evento para submeter seu trabalho e/ou se inscrever.

Acesse:

Portal do evento — https://www.even3.com.br/isimposioepam2021/