Cooperação Técnica-Científica
Evento com gestores marca início de visita técnica internacional
Professores da Universidade do Minho e de Cabo Verde permanecem no IFRN até a quarta-feira (8)
Publicada em 06/02/2017 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:43

Com a presença de diretores-gerais, pró-reitores e diretores sistêmicos, aconteceu na manhã de hoje (6) a abertura oficial da visita técnica realizada por professores da Universidade do Minho (UMinho) e de Cabo Verde ao IFRN. O evento aconteceu no auditório da Reitoria.
Fizeram parte da mesa de abertura o reitor do Instituto, Wyllys Farkatt Tabosa; a pró-reitora para Internacionalização do Ensino do Ensino da UMinho, Carla Cristina Esteves Martins; o coordenador de Grupo Disciplinar de Ciências da Educação da Universidade de Cabo Verde, Arlindo Mendes Vieira; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Márcio Azevedo; o ex-reitor da Instituição, gestor na época da assinatura da cooperação técnica com a UMinho, Belchior Rocha, e a diretora-geral do Campus João Câmara do Instituto, Sônia Maia, aluna do pós-doutorado através da cooperação.
O pró-reitor Márcio Azevedo explicou o objetivo da visita técnica: realizar o balanço das ações do Programa de Cooperação Técnica-Científica com a UMinho, como também o estabelecimento de novos protocolos com a Universidade de Cabo Verde. A intensão é aprimorar as pesquisas realizadas colaborativamente, além da proposta de um programa de mestrado para servidores. Hoje o Programa abrange apenas doutorados e pós-doutorados. A professora Carla Martins, da UMinho, destacou em sua fala o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto. "Desejamos estreitar os laços institucionais. Esses primeiros 6 anos de cooperação já envolveram 1 centena de pesquisadores e muita interação entre nossas instituições", declarou a pró-reitora.
Para o professor Wyllys Farkatt Tabosa, a cooperação com a UMinho e a Universidade de Cabo Verde é mais uma ação para aperfeiçoar o desenvolvimento científico nas áreas tecnológicas, com ênfase nas tecnologias sociais, e de humanidades. Hoje, há pesquisas realizadas por servidores do IFRN, através da UMinho, em desenvolvimento curricular; educação em ciências; educação em línguas estrangeiras; filosofia da educação; história da educação; organização e administração escolar; política educativa; psicologia da educação; sociologia da educação; supervisão pedagógica e tecnologia educativa.
RENOVAÇÃO
A programação desta segunda seguiu com a avaliação dos 6 primeiros anos do Programa de Cooperação. Participaram do balanço a comitiva da UMinho e o Colégio de Dirigentes do IFRN. À tarde, os doutorandos assistiram à palestra "A Internacionalização na Universidade do Minho – Tendências e Desafios", proferida pela professora Carla Martins.
A terça-feira vai iniciar com reunião entre pró-reitor de Pesquisa e Inovação, diretor de Gestão de Pessoas e reitor do IFRN com os professores da UMinho e da Universidade de Cabo Verde. O objetivo é discutir as condições para a renovação e estabelecimento de parcerias.
PALESTRAS
Como uma das ações do Programa de Cooperação Técnica-Científica, NA QUARTA-FEIRA (8), os campi Canguaretama, Mossoró, Natal-Central e Santa Cruz sediam palestras ministradas por professores da Universidade do Minho e da Universidade de Cabo Verde. Confira a programação e participe:
CAMPUS CANGUARETAMA
Reformas curriculares em Cabo Verde
Arlindo Vieira (Universidade de Cabo Verde)
Auditório | 14h
CAMPUS MOSSORÓ
O Doutoramento: Práticas, Estratégias e Enquadramentos
Emília Araújo (Instituto de Ciências Sociais - UMinho)
Campus Mossoró – Sala de Videoconferências – 14h30
CAMPUS NATAL-CENTRAL
Inovar na Educação com o Blended Learning: estudo centrado no mestrado em Tecnologia Educativa da UMinho
Bento Silva (Instituto de Educação – UMinho)
Miniauditório | 9h
A Investigação e Inovação na Escola de Engenharia da UMinho
António Correia (Escola de Engenharia – UMinho)
Miniauditório – 14h
CAMPUS SANTA CRUZ
Interação entre os projetos de ensino e investigação na Escola de Ciências da Universidade do Minho
Prof. António Maurício (Escola de Ciências – UMinho)
Auditório | 14h
- Palavras-chave:
- ensino