Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inovação

Evento apresenta projeto Constelação Catarina

Atividade aconteceu no dia 7 de fevereiro, no Instituto Santos Dumont

Publicada em 06/02/2023 Atualizada há 1 ano

Evento ocorreu em Macaíba.

No dia 7 de fevereiro de 2023, das 9 às 12h, no auditório do Instituto Santos Dumont, em Macaíba, aconteceu o evento de apresentação do projeto Constelação Catarina. Fruto de parceria entre o Governo do Rio Grande do Norte e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), que também possui parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o evento foi direcionado ao estabelecimento de parcerias e discussões sobre tecnologias inovadoras. 

Baseada no compartilhamento colaborativo de dados, infraestruturas, serviços e aplicações espaciais, a atividade foi aberta ao público e contou com a presença e apresentação do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Mouro, e de integrantes da Constelação Catarina, Cristiano Augusto Trein e Rodrigo Leonardi. 

O professor Moisés Souto espera que o IFRN possa contribuir com a AEB, através do fornecimento de tecnologia espacial. Além disso, o docente, que também é assessor de Projetos Especiais, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, acredita que o evento é uma oportunidade para o Instituto mostrar seu desenvolvimento tecnológico. “É uma oportunidade de dizer que nós temos essas tecnologias e que o IFRN desenvolve tecnologia em um nível de maturidade tecnológica significativo, que vai do TRL (Nível de Maturidade Tecnológica/Technology Readiness Level) um, da iniciação científica, até o TRL nove, com o ambiente operacional”, conta.

Moisés acredita, ainda, que a atividade possibilita o firmamento de parcerias importantes para o desenvolvimento do país. “Continuar montando parcerias a longo prazo que sejam estratégicas para o país, para desenvolver tecnologia espacial de ponta e conseguir entregar missões de alto valor agregado”, completa.

Além de haver apresentação e discussão de necessidades de diversas áreas tecnológicas, também houve a oportunidade da formulação de possíveis soluções tecnológicas para o atendimento das demandas. 

 
Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas