Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Divulgação acadêmica

Ética em Pesquisa: servidores discutem ações para publicação de conteúdos

Comunicação e comitês debateram sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância da submissão de projetos que envolvam seres humanos e animais

Publicada em 22/02/2022 Atualizada há 1 ano

Qualidade e ética nas pesquisas esteve entre as pautas da reunião

Integrantes da Comissão de Ética em Pesquisa com Uso de Animais (Ceua) e da Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) estiveram em reunião com a Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) da Reitoria do IFRN no dia 17/2/22. O mote do encontro foi discutir ações conjuntas para construção de um espaço digital de publicação das ações dessas duas comissões, a fim de promover uma maior sensibilização da população acadêmica sobre a importância da submissão de projetos que envolvam seres humanos e animais ao CEP e à Ceua, respectivamente.

“A comunidade acadêmica precisa reconhecer a importância dessas comissões e entender que elas visam proteger as pessoas envolvidas nas pesquisas e, no caso das Ceuas, evitar maus tratos e garantir o bem-estar dos animais”, disse a coordenadora da Ceua no IFRN, Ângela Gracindo.

Encaminhamentos

Segundo Ângela, a implantação de Comitês de Ética no IFRN vem atender a uma exigência legal para realização de pesquisas com humanos e também com uso de animais. “Portanto, é de responsabilidade da instituição a publicização dos documentos norteadores (Leis, Normas Técnicas, Resoluções, manuais) que venham contribuir com a qualidade das pesquisas realizadas e a valorização do pesquisador”, encerrou ela.

Para por em prática a primeira etapa do processo de publicização, a Asce criou uma página dentro do Portal IFRN para publicação de documentos e conteúdos afins às atividades das comissões. Entre as informações, o agendamento de reuniões, como a que aconteceu – à distância – entre às Comissões e a Asce, que, além de Ângela, reuniu Leandro Costa, coordenador do CEP, Clara Bezerra, assessora de Comunicação Social e Eventos, Fernando Silva, secretário executivo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e integrantes das duas comissões: Êlika de Sousa, Genildo Pereira, Erick Argolo, Hilton Marinho Barreto e Artur Leão.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas