Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Estudantes são premiados no Programa Miniempresa da Junior Achievement
Campus Natal-Central

Estudantes são premiados no Programa Miniempresa da Junior Achievement

10/11/2022 - Grupo já havia conquistado o prêmio Produto Destaque do Programa Miniempresa 2022

Estudantes são premiados no Programa Miniempresa da Junior Achievement

Pedro Godoy e Mariana Caldas, integrantes da Connectag, com os prêmios recebidos pela Junior Achievement.

Um grupo de estudantes do Campus Natal-Central do IFRN recebeu um prêmio pelo reconhecimento de uma ideia de miniempresa, a Connectag. Oferecido pela Junior Achievement do Rio Grande do Norte (JARN) dentro do Programa Miniempresa, o troféu é destinado a equipes que ofereçam um produto inovador. No caso da Connectag, um chaveiro anti-furto. 

"A gente desenvolveu a ideia do produto logo nas primeiras jornadas juntamente com várias outras ideias. Então a gente teve muito planejamento, muitos protótipos, mas a gente optou pelo chaveiro anti-furto, por ser um produto mais inovador e trazer segurança e sustentabilidade", conta Mariana Caldas, que é aluna do curso técnico de Edificações. Os alunos expuseram a sua miniempresa no Natal Shopping, ainda no início do segundo semestre de 2022, junto com os demais participantes do programa (miniempresas de outras instituições). Na oportunidade, o produto recebeu o prêmio Produto Destaque, da categoria Ensino Médio, na avaliação geral do Programa Miniempresa 2022.

Programa Miniempresa

A finalidade do programa é proporcionar uma experiência de empreendedorismo, na qual os estudantes podem desenvolver uma visão inovadora por meio da ação prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa fictícia, mas com desafios e atividades reais.

A Incubadora Tecnológica do Campus Natal-Central (ITNC), mais uma vez, foi parceira do programa, auxiliando na sua divulgação e sediando um espaço para a operação da Connectag. Pedro Godoy, presidente da Connectag, conta que esse prêmio traz "uma sensação de orgulho e dever cumprido, pois além do desafio de empreender, também existiram as dificuldades de desenvolver um produto inovador, que possui poucas referências no mercado".

O grupo discente foi acompanhado em todo o processo por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método "aprender-fazendo", em que cada participante se transforma em um miniempresário.

Connectag

A Connectag é formada por Ana Luiza Souza, Anna Izabelly Leocádio, Artur Ribeiro, Diego Araujo, Elis Santos, Ellen Freitas, Emilly Paz, Kalyane Santos, Mariana Caldas, Pedro Godoy, Ronikellyson Rochas, Sherol Romão, Thaize Pereira, Yuri Oliveira. O chaveiro traz como proposta evitar furtos através da emissão de um alarme sonoro quando alguém mal-intencionado tenta abrir uma bolsa, por exemplo, chamando atenção para algo de errado que possa estar acontecendo.

Ações do documento

Página em carregamento