Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Pau dos Ferros

Estudantes homenageiam artista Junio Santos através de teatro de rua

Projeto “A arte de viver nas ruas da arte” traz apresentações gratuitas de 2 a 4 de dezembro

Publicada em 29/11/2019 Atualizada há 1 ano

Ator, diretor e palhaço “Cus Cuz”, interpretado por Junio Santos, será homenageado. Foto: Robson Godoy

Sob orientação do professor de Arte Cênicas do Campus Pau dos Ferros/IFRN, Emanuel Coringa, estudantes do ensino médio Integrado criaram o projeto intitulado “A arte de viver nas rua da arte”. A iniciativa tem o objetivo discutir o Teatro de Rua no Brasil e no Rio Grande do Norte, unindo as relações desse espaço com o palhaço popular nordestino. Para executar o projeto, os alunos homenagearão uma figura ícone da palhaçada e do Teatro de Rua do RN: o ator e diretor Junio Santos - intérprete do Palhaço “Cus Cuz” e também criador do Movimento Popular Escambo Livre de Rua. 

A homenagem acontece no período de 2 a 4 de dezembro, com entrada gratuita e extensiva à comunidade externa. Todas as apresentações acontecem no turno noturno, às 19h, no pátio do Campus.

"Teremos a finalização de nosso semestre como a apresentação dos espetáculos de dramaturgia, construídas por Junio Santos, e de um espetáculo circense denominado ‘Cuscuzeira Circo’ “, comentou o professor. Emanuel explicou ainda que foram estudados produções e histórias da figura do palhaço "Cus Cuz": "foi uma forma de chegar aos conteúdo específicos da linguagem teatral e circense no espaço de rua como um espaço para diálogo artístico e pedagógico”, detalhou.

Os estudantes produziram, também, documentários através de vídeos que podem ser assistidos no canal do professor, no Youtube: Emanuel Coringa

Sobre Junior Santos

"Cus Cuz" foi criador do Movimento Popular Escambo Livre de Rua, do Movimento de Artistas de Rua criado no Sertão do RN que, hoje, existe a nível de América Latina há mais de 35 anos. Em 2020, Junio comemora 50 anos dedicados ao palhaço e o teatro de rua.

Confira a programação: 

DataApresentação
2/12“O Mala da Arte” - Curso 1º ano de Apicultura
“ A Favor da Vida e Contra Pena de Morte” - Curso 1º ano de Apicultura
“ A morte dos Anjos” - Curso 1º ano de Informática
3/12“O casaco de Urdemalas" - Curso 1º ano de Alimentos 
“Cabeça de Papelão” - Curso 2º ano de Alimentos 
“Pedro Malasarte” - Curso 1º ano de Informática 
4/12“Circo Cuscuzeira“ - Turmas de artes, Alimentos, Informática e Apicultura

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas