Campus Canguaretama

Estudantes do Técnico Integrado em Eventos analisam Turismo da região

Trabalhos de Conclusão de Curso abordam problemáticas relacionadas ao setor e à formação profissional

Publicada em 13/11/2020 Atualizada há 1 ano

Foram apresentados os resultados de cinco pesquisas

Durante os dias 9 e 10 de novembro,  estudantes do Curso Técnico Integrado em Eventos do Campus Canguaretama realizaram as defesas de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os trabalhos são referentes ao semestre 2020.1 e as apresentações continuam no período 2020.2. Foram apresentados os resultados de cinco pesquisas, desenvolvidas a partir das problemáticas identificadas em relação ao setor de eventos na microrregião do Litoral Sul Potiguar e à formação profissional das pessoas que atuam nele.

Com orientação de Darlyne Fontes e Wagner Fernandes, docentes na unidade, cada um dos cinco trabalhos apresentados passou pela avaliação de uma banca examinadora, presidida sempre pelo orientador. De acordo com Wagner, os temas e os recortes geográficos dos trabalhos revelam a total sintonia do curso com os Arranjos Produtivos Sociais da região em que o Campus Canguaretama se insere. "O tema do turismo de eventos foi avaliado como extremamente pertinente na constituição de análises da realidade da Microrregião, expondo as oportunidades e os gargalos técnicos que precisam ser resolvidos para potencializar esse importante setor econômico", destacou.

Darlynes Fontes, também coordenadora do Curso Técnico em Eventos, explica que, além de ser um momento de aprendizado, as defesas representam a capacidade de resiliência em tempos de pandemia, de força de vontade dos estudantes para a construção dos Relatórios de Conclusão de Curso (RCC). "As defesas realizadas nesse bloco de 2020.1 têm uma característica especial. Todos os alunos defenderam relatórios provenientes de projetos de pesquisa ou extensão que desenvolveram ao longo do curso, alguns com artigos publicados em revistas especializadas da área e todos com qualidade de trabalho de graduação e de pós-graduação, segundo os docentes que estiveram nas bancas. Não à toa tiraram a nota máxima. Eles trilharam uma trajetória de sucesso desde que iniciaram o curso, o resultado não poderia ser diferente", comemora.

Pesquisas apresentadas

Em um dos projetos, as estudantes Laynara Chacon e Yohana Moreira fazem um levantamento dos principais eventos realizados na Microrregião do Litoral Sul. Elas abordam também os impactos possíveis que eles podem gerar, principalmente em relação à circulação de pessoas na região. As estudantes chegam à conclusão de que os eventos podem ser uma ótima ferramenta para incrementar o fluxo turístico local. O trabalho foi publicado na revista Turismo Contemporâneo da UFRN, classificada como Qualis B3, um dos níveis mais altos em divulgação científica.

Nesse mesmo âmbito, Ana Carolina Galvão e Letícia Siqueira investigaram sobre a influência do evento literário Flipipa para o setor de hospedagem de Pipa, no município de Tibau do Sul. O TCC foi um relatório sobre projeto de pesquisa desenvolvido com esse objetivo. As estudantes perceberam incremento das hospedagens durante o evento, mas não de empregos e fornecedores. Assim, de acordo com elas, a Flipipa, que foi interrompida em 2017, poderia ser mais potencializada.

Estabelecendo uma relação com os trabalhos anteriores, Aldson Gabriel, Jonas da Silva e Manoel Basílio falaram sobre a importância dos eventos para a minimização da sazonalidade no turismo da praia de Pipa. O TCC deles também foi um relatório de um projeto de pesquisa desenvolvido durante o curso de Turismo. De acordo com os dados coletados pelos estudantes, a sazonalidade gera queda de fluxo turístico no local. Para eles, os eventos podem ser mecanismos para contornar as variações das altas e baixas estações.

Já Letícia Cardoso e Thaís Andrade apresentaram os resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido com estudantes do Campus. O projeto teve como objetivo analisar se o futuro técnico em Eventos formado pelo IFRN tinha consciência sobre a importância da sua formação profissional para o setor. O resultado da pesquisa, de acordo com as estudantes, foi positivo e proporcionou a divulgação em congressos e publicações científicas. A pesquisa das estudantes vai ser publicada na Revista Arquivos do CMD, da UnB, em um dossiê sobre Turismo. A publicação também é Qualis B3.

As estudantes Íris Vitória do Nascimento e Maria Zilda Marinho fizeram um relato sobre um projeto de Extensão do Campus Canguaretama que tinha como objetivo a realização de um evento. O projeto se concretizou na IV Mostra Técnica do IFRN, que aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro de 2019. De acordo com as estudantes, os resultados foram satisfatórios para a formação dos estudantes, responsáveis por todo o planejamento e pela realização da Mostra.

Confira os temas dos trabalhos apresentados, seus pesquisadores e banca avaliadora

Dia 9 de novembro

"Interface entre municípios, Turismo e eventos: um olhar para a microrregião do Litoral Sul Potiguar e impactos possíveis"

Concluintes: Laynara Silva Chacon e Yohana Silva Moreira