ONHB

Estudantes do IFRN são medalhistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Das 13 medalhas do RN, 12 conquistadas para o IFRN.

Publicada em 25/11/2020 Atualizada há 1 ano

A Olimpíada é realizada pelo Departamento de História da Unicamp

Foram 1.600 estudantes através de 421 equipes que disputaram a fase final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB),promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No último domingo, 22/11, foi divulgado o resultado da competição intelectual que põe à prova conhecimentos de estudantes de todas as regiões do País. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte foi premiado com uma medalha de ouro, duas de prata e dez de bronze, além das dezenas de menções honrosas, dedicadas a estudantes que chegaram à final.

Campi
Dessas, o Campus Natal-Central foi responsável pela conquista de uma de ouro e duas de bronze, através da participação das equipes “A Cobra Fumou”, “Catos Potiguares” e “Táxi Lunar”. No Campus Natal-Central, 261 participaram da ONHB. Dos quais 57 estudantes foram para final, desses, 09 foram medalhistas e os 48 demais receberam menções honrosas.

Já o Campus Pau dos Ferros registrou três equipes finalistas, das quais a "Gabirus Alados" conquistou medalha de prata. Sob orientação do professor Gabriel Pereira, a equipe é formada pelos estudantes: Kaio Guilherme Siqueira de Oliveira, Hugo Rikelme da Silva Leite e Carlos Kelwin Morais de Souza Castro.

De Canguaretama, a equipe Omnia Vincit, formada pelos estudantes Anderson Silva Bernardo dos Santos, Ayron Matias Alves e Davi Sena, orientados pelo professor Bruno Balbino, recebeu a medalha de bronze da ONHB 2020. Esse ano o resultado foi divulgado em evento realizado pela primeira vez de forma on-line, em razão da pandemia de Covid-19.

Abaixo, a lista das equipes do IFRN que receberam medalha:

EquipeCampusPremiação
As Bárbaras do AcauãCaicóBronze
Omnia VincitCanguaretamaBronze
Kant viu, Kant vêMossoróBronze
Tribo da Terra do SalMossoróBronze
Trimurti do SertãoMossoróBronze
A cobra fumouNatal-CentralOuro
Catos PotiguaresNatal-CentralBronze
 Táxi LunarNatal-CentralBronze
AmistadNova CruzBronze
BonifáciosNova CruzBronze
Gabirus aladosPau dos FerrosPrata
Protocolo onhbiaSão Paulo do PotengiBronze

Preparação

No Campus Canguaretama, junto a mais de 100 estudantes, foi desenvolvido um processo colaborativo de preparação, coordenado pelos professores de História: Bruno Balbino, Ana Cristina Lima e Giulia de Melo. A preparação começou com um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) sobre fontes históricas voltado para as equipes inscritas na Olimpíada, organizado pelos professores. Após a pandemia, continuou através de plataformas on-line de reuniões. "O orientador auxilia as equipes, fazendo a mediação entre os conteúdos trabalhados nas questões e nas tarefas propostas pela ONHB e a aquisição do conhecimento histórico por parte dos alunos. Em síntese, nossa função é ser um facilitador", explicou Bruno.

Já no Cnat, as equipes foram orientadas pelos professores Francisco Carlos e Gileno Câmara; lá, as equipe ainda contaram com o apoio e orientação de medalhistas de edições anteriores, como Viviane Nunes, Arthur Morais, André Carvalho, Mariana Garrido e Thaís Dias, e das professoras de Língua Portuguesa: "Gostaríamos de agradecer às professoras Érika Macedo, Maria Tânia e Kalina de Paiva que colaboraram conosco na produção de uma crônica dissertativa com teor histórico", disse Francisco Carlos.

A professora Lívia Barbosa, do Campus Pau dos Ferros destacou a importância da Olimpíada para o aprendizado dos estudantes: "A ONHB traz fontes, pesquisa e conhecimento histórico plural de qualidade para todos nós. A experiência é muito marcante para alunos e alunas, e posso dizer que é para nós docentes também." A professora ainda apontou que os ganhos vão além da premiação: "A medalha brinda o trabalho e preparação que tivemos em conjunto, mas o processo compartilhado é, com certeza, o melhor de tudo. O que cada aluno e aluna aprendeu não é medido em premiações", disse.

ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil conta com fases eliminatórias e teve início em setembro, com 69,8 mil inscritos de todo o país. A Olimpíada concedeu 40 medalhas de bronze, 30 de prata e 20 de ouro às equipes com melhor desempenho. O Nordeste foi a região que levou maior número de medalhas, angariando 64 do total de 90. Além do Nordeste, o IFRN também foi destaque na edição 2020 da ONHB. Das 13 medalhas do estado, 12 foram para o IFRN.

A Olimpíada teve início em setembro, com 69,8 mil inscritos de todo país, um total de 17,4 mil equipes. Com inscritos de escolas públicas e particulares, para participar são formadas equipes de três estudantes dos 8º ou 9º anos do Fundamental e todos os anos do Ensino Médio, além de um professor de História da escola.
A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicampi). Em 2020, em sua 12ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.

Divulgação do resultado da ONHB 2020

extensao