Internacionalização

Estudantes do IFRN são aprovados em programa de intercâmbio

Discentes dos campi Apodi e Natal - Central foram selecionados no Programa AFS Global STEM Academies

Publicada em 06/04/2022 Atualizada há 1 ano

Estudantes do estado do Rio Grande do Norte foram os que mais enviaram inscrições, o que refletiu na seleção de três deles, sendo dois do IFRN.

Dois estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foram selecionados para participarem do Programa AFS Global STEM Academies e irão participar de intercâmbio educacional. Os discentes foram aprovados no processo seletivo que concedeu bolsa integral para dezesseis estudantes de todo o país.

Yaskara Mota, do Campus Natal - Central, e Hamilton Cristyan, do Campus Apodi, irão, respectivamente, para a Índia e para o Egito. O período de intercâmbio dos estudantes será distinto: Yaskara irá de 23 de julho a 20 de agosto para a Índia, enquanto Hamilton irá de 21 de julho a 21 de agosto para o Egito.

Yaskara, estudante do Curso Técnico Integrado em Mecânica, revela que foi por intermédio dos professores do Laboratório de Tecnologia Mineral e Materiais (LT2M) do Campus Natal-Central do IFRN, no qual executa um projeto de pesquisa, que conheceu e teve interesse em participar da seleção do Programa. A jovem espera, ainda, que a viagem aperfeiçoe seus conhecimentos. “Espero que no intercâmbio, focado na área de STEM, eu possa aprimorar, ainda mais, meus conhecimentos que o IFRN proporciona", conta.

Hamilton, que está no 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, declara que ficou surpreso com a aprovação, mas feliz e realizado por “ter alcançado mais um sonho de vida”. O jovem está com altas expectativas e afirma esperar por muitos conhecimentos. “Eu espero muito aprendizado, novas experiências, diversão, culturas diferentes, saber um pouco mais de como funciona a humanidade e o que eu posso fazer para melhorar o planeta”, revela.

A seleção

Os discentes selecionados participaram de um processo seletivo para concorrerem às bolsas integrais de participação no Programa. A seleção foi feita através de duas fases: a primeira consistiu na apresentação de documentos, como o histórico escolar e carta de recomendação, e a segunda foi uma entrevista, realizada em inglês e português, que objetivou conhecer melhor os jovens entrevistados. Estudantes de todo o Brasil participaram do processo seletivo, entretanto, apenas dezesseis bolsas foram concedidas.

AFS Global STEM Academies

O Programa AFS Global STEM Academies é uma ferramenta mundial que proporciona aprendizados diversos aos participantes, provindos de todo o mundo. O intercâmbio é responsável por estimular estudantes ao desenvolvimento de conhecimentos sobre sustentabilidade e habilidades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática).

Através de uma abordagem interativa e prática, com incentivo de competências globais como resolução de problemas, habilidades analíticas, compreensão intercultural e inovação cultural, os jovens selecionados podem viver uma experiência única em diferentes países.