Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Estudantes do IFRN participam de preparação para mobilidade internacional no Equador

Viagem está prevista para o dia 23 de novembro

Publicada por Cecilia Melo em 21/10/2025 Atualizada em 21 de Outubro de 2025 às 11:14

Dez estudantes dos campi Currais Novos, Natal-Central, Natal-Zona Norte, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), farão mobilidade internacional na Universidade Estatal Península de Santa Elena (UPSE), no Equador. O processo está previsto no edital nº 11/2025 da Diretoria de Internacionalização (Dint) do Instituto, com viagem de ida programada para 23 de novembro e retorno em 7 de dezembro deste ano.

Para auxiliar no diálogo e integração entre os estudantes, a Dint promoveu uma atividade com a psicóloga do Campus Natal-Central, Caroline Magalhães, que integrou o IV Simpósio de Internacionalização do IFRN, ocorrido no início de outubro. O diretor da Dint, Bruno Venâncio, reforçou a importância de uma atividade presencial nessa etapa prévia à viagem, que vinha sendo feito de forma remota: “o fato de ser presencial possibilitou a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos entre os estudantes, como forma de prepará-los para a vivência acadêmica e cultural que se seguirá”, disse.

Preparação para mobilidade acadêmica 2025 - Foto: Cedida
Preparação para mobilidade acadêmica 2025 - Foto: Cedida

Dentre as ações de preparação, os estudantes também dialogaram com a diretora de internacionalização da UPSE, Datzania Burgos, onde tiraram dúvidas sobre a rotina acadêmica, a cultura local e os desafios e oportunidades que surgirão durante a mobilidade acadêmica.

Para a Assessora de Mobilidade Internacional da Dint, Mylenna Cacho, essa mobilidade é o início de uma etapa importante na trajetória acadêmica dos estudantes: “parabenizamos os estudantes selecionados neste edital, e acreditamos que isso é o início de uma etapa transformadora em suas trajetórias acadêmicas. Essa imersão que eles vão viver pode ampliar os horizontes, fortalecer competências que eles já tem e consolidar o protagonismo estudantil no cenário internacional”, comentou.

Palavras-chave:
Equador UPSE Mobilidade acadêmica 2025 Internacionalização