Experiência
Estudantes do IFRN participam de curso da Fundação Getúlio Vagas, no RJ
Curso de Inverno Seleção de Talentos ocorreu de 21 a 25 de julho
Publicada por Luciano Vagno em 30/07/2025 ― Atualizada em 30 de Julho de 2025 às 10:33
Cinco estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram do Curso de Inverno Seleção de Talentos, promovido pelo Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências da Fundação Getúlio Vagas (CDMC/FGV). O evento, realizado entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, ocorreu no Rio de Janeiro.
A ação reuniu estudantes de sete estados brasileiros com excelente desempenho em olimpíadas científicas de escolas públicas de todo o país. Maria Clara da Silva Neves, do Campus Natal-Central; Thiago Alves de Freitas, do Campus Caicó; Gabriel José Varela de Queiroz, do Campus Natal-Zona Norte; Fernanda Rayane de Pontes Ferreira e Pedro Henrique Souza Balbino, ambos do Campus Nova Cruz, acompanhados pelo professor Francisco Erivan de Almeida Júnior, do Campus Nova Cruz, representaram o IFRN.

Os participantes conheceram a estrutura da FGV e tiveram aulas de Matemática, Computação, Ciência de Dados, Português e Redação, a cargo de professores da Fundação.

“Ter participado do Curso de Inverno me fez refletir sobre qual carreira devo seguir. As palestras foram todas maravilhosas, principalmente as de Ciências Sociais e Literatura, áreas com as quais me identifico muito. Adorei ter conhecido pessoas de outras partes do Brasil e, com certeza, guardarei com muito carinho os momentos de conversas, risadas e os laços feitos por lá. Espero que esse projeto alcance mais pessoas e que elas também possam vivenciar essas experiências incríveis, além de ter a oportunidade de estudar em uma faculdade tão maravilhosa quanto a FGV”, disse a estudante Fernanda Rayane de Pontes Ferreira.

"Estar no Curso de Inverno da FGV-RJ foi uma experiência enriquecedora. Para além das palestras nas mais diversas áreas, tivemos a oportunidade de convivermos com estudantes de todo o país e com uma delegação incrível do IFRN, cujo responsável foi o professor Francisco Erivan, que tornou a experiência ainda mais incrível. Volto do evento com novos aprendizados, amizades e uma gratidão imensa às olímpiadas científicas, que vêm abrindo tantas portas em minha vida”, ressaltou o estudante Gabriel José Varela de Queiroz.