Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Estudantes do IFRN estão na seletiva dos Jogos Escolares Mundiais - Gymnasiades
Campus Natal - Central

Estudantes do IFRN estão na seletiva dos Jogos Escolares Mundiais - Gymnasiades

18/03/2022 - Discentes do Campus Natal - Central vão competir na modalidade de natação, em Sergipe

Estudantes do IFRN estão na seletiva dos Jogos Escolares Mundiais - Gymnasiades

Da esquerda para a direita: Júlia Mauad, Cecília Santiago, professor Paulo Ricarte e Marllus Santiago.

Três estudantes do Campus Natal – Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) estão na seletiva dos Jogos Escolares Mundiais - Gymnasiades 2022, maior competição estudantil do mundo. Esta etapa antecede a final do evento, que reunirá, em maio deste ano, na França, estudantes-atletas de vários países.

Representando o IFRN

Segundo Cecília Melissa Santiago, aluna do Curso Técnico Integrado em Edificações e uma das classificadas para a próxima etapa da competição, a preparação teve seus obstáculos, mas houve foco na prova, o que favoreceu o resultado. A estudante, que vai concorrer na modalidade de natação nos 100m borboleta, 200m borboleta e 200m medley, declara que trata-se de uma competição de grande relevância: "É um campeonato muito importante, porque é uma oportunidade de representar o Cnat e o Rio Grande do Norte em uma competição de nível nacional, ainda mais depois de tanto tempo parada devido à pandemia".

Assim como Cecília, seu irmão, Marllus Santiago, que está no 3° ano do Curso Técnico Integrado Eletrotécnica, também está na seletiva do evento. Os irmãos contaram com o preparo do professor Gladson Soares, na piscina do Corpo de Bombeiros, e com o auxílio do professor Paulo Ricarte, nas questões burocrática da disputa. Como conta Marllus Santiago, "é muito gratificante se classificar para uma competição a nível nacional, porque é uma forma de perceber que os meus esforços estão sendo recompensados". Segundo o estudante, sua a preparação será focada nas provas em que irá disputar, também na natação, nos 200m livre, 200m medley e 400m livre, com o objetivo de melhorar suas marcas.

Quem também está classificada para a próxima etapa da fase brasileira é a atleta Júlia Helena Mauad, do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações. A jovem declara que “participar de uma competição de nível mundial é o sonho de muitos atletas, e a Seletiva Nacional Gymnasiades Escolar é a oportunidade de conquistar esse marco. Eu, Cecília e Marllus iremos representar o IFRN Natal-Central nessa chance, na modalidade de natação, competindo individualmente cada um em 3 provas”.

A estudante, que já participou de outras competições nacionais, revela que desafio agora é classificar-se para o mundial: “Venho treinando justamente para isso. Faço parte da equipe do Aeroclube, com o auxílio do técnico João Carlos; treino na piscina, de segunda a sábado, e dobro o treino duas vezes na semana; além de ir à academia para um melhor preparo físico de segunda a sexta", explicou a atleta.

Gymnasiades

O Gymnasiades é uma competição escolar que reúne equipes de estudantes, de escolas públicas e privadas do Ensino Médio, de mais de 100 países, a cada dois anos. Em 2022, a competição, em sua fase final, ocorrerá na França, de 14 a 22 de Maio. Os jogos visam incentivar, entre os alunos e aluas, o espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina, através da prática desportiva.

Podem participar da "Seletiva Nacional Gymnasiades Escolar 2022" os estudantes atletas nascidos nos anos de 2004, 2005 e 2006, desde que estejam regularmente matriculados em cursos do Ensino Médio, em uma única instituição de ensino. A instituição na qual o atleta representante estuda deverá estar filiada à Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). 

A seletiva para o Gymnasiades, que é promovida pela CBDE, conta com 5184 participantes, sendo 4374 atletas, 621 técnicos e 189 chefes de delegação. São competidores dos 26 estados, mais o Distrito Federal, que concorrem entre si em muitas modalidades esportivas, como atletismo, ginástica artística, tênis de mesa, judô, wushu, xadrez, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, taekwondo, basquete 3×3 e wrestling. Este ano, as competições acontecerão no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira e no Complexo Esportivo da Universidade Tiradentes, em Sergipe.

Ações do documento

Página em carregamento