Estudantes do IFRN disputam etapa final do campeonato estadual de jogos eletrônicos
Evento promovido pela Liga Digicom acontece em Natal/RN, neste sábado, dia 27
Publicada por Max Praxedes em 24/07/2024 ― Atualizada há 4 meses, 3 semanas
Neste sábado, 27 de julho, o Teatro Riachuelo, em Natal/RN, receberá a final da 2ª edição dos Jogos Escolares de Esportes Eletrônicos do Rio Grande do Norte. Na ocasião, duas equipes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) disputarão o título de League of Legends (LoL) durante a Liga Digicom, evento apoiado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (Seec/RN) e da Federação de Esportes Eletrônicos do Rio Grande do Norte (Fern).
O campeonato estadual teve a participação de diversas escolas, tanto públicas quanto privadas, em três categorias: League of Legends (LoL); Free Fire; e eFootball. Atual campeão dos Jogos Escolares do RN (JERNs) na categoria LoL, o IFRN busca conquistar o bicampeonato com suas equipes dos campi Natal-Central e Parnamirim, que se enfrentarão na final.
O bom desempenho dos estudantes nos campeonatos estaduais é reflexo do Projeto Ignite (Implementação de Games na Integração entre Tecnologia e Educação), uma iniciativa de extensão criada pelo servidor técnico-administrativo Yuri Bittencourt. Iniciado no Campus João Câmara, a ação envolve mais de 50 estudantes de diversos campi do IFRN.
Yuri Bittencourt celebra a oportunidade de buscar o bicampeonato e destaca a importância do projeto: “Garantir o bicampeonato em League of Legends fortalece nosso projeto de extensão e demonstra para pais, educadores e a sociedade o valor da integração entre educação e esportes eletrônicos na formação dos estudantes. Vamos com tudo”.
Projeto Ignite
Descobrir talentos, fomentar a interação social, trabalhar a concentração e disciplina dos estudantes, além de buscar a validação dos jogos eletrônicos como modalidade esportiva no IFRN, foram as motivações iniciais de Yuri Bittencourt ao idealizar um projeto de extensão que aproximasse a comunidade acadêmica dos esports (esportes eletrônicos).
"Em diversos campi, inclusive no de João Câmara, muitos alunos jogavam LoL de maneira competitiva, porém, sem orientações e com pouca interação com outros colegas que também participavam do mesmo ambiente virtual. A partir do Ignite, esses alunos se conheceram e passaram a interagir através do projeto, em uma rotina de treinos e orientações técnicas sobre o jogo", explicou Yuri.
O Projeto Ignite utiliza o League of Legends (LoL), um dos jogos mais populares no cenário competitivo dos esports no Brasil e no mundo, como ferramenta para integração e desenvolvimento de várias habilidades dos discentes. Yuri ressalta: "A ideia de utilizar o LoL está relacionada à popularidade do jogo entre os alunos e aos aspectos estratégicos contidos nele, como a tomada de decisões rápidas, trabalho em equipe e comunicação efetiva, contribuindo para a melhoria das habilidades mentais, motoras e sociais dos estudantes".
*Imagens: Federação de esports do RN e Liga Nordeste de Esports (Digicom).
- Palavras-chave:
- Jogos eletrônicos Campeonato Esports Projeto Ignite