Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Estudantes do curso de Alimentos analisam qualidade de ovos comercializados
Campus Pau dos Ferros

Estudantes do curso de Alimentos analisam qualidade de ovos comercializados

27/07/2020 - O trabalho foi apresentado no VIII Congresso Virtual de Agronomia

Estudantes do curso de Alimentos analisam qualidade de ovos comercializados

Pesquisa foi apresentada no VII Congresso Virtual de Agronomia

Popular e nutricional, o ovo vem ganhando cada mais consumidores no país. Ao mesmo tempo, o alimento tem despertado cada vez mais o interesse de pesquisadores. É o caso de estudantes do curso técnico integrado em Alimentos do Campus Pau dos Ferros do IFRN, que analisaram os ovos comercializados na sua própria cidade. A pesquisa rendeu um artigo com aprovação e apresentação no VII Congresso Virtual de Agronomia.

A produção, intitulada "Análise da qualidade de ovos brancos comercializados na cidade de Pau dos Ferros - RN", tem autoria de Ana Luiza Viana Sena, Rodrigo Alves Pinto, Isaac Nícolas Lemos Fernandes e Alice Lins Mendes Barreto, com orientação da professora Adalva Lopes Machado e do professor Gleison Silva Oliveira. Seu objetivo era avaliar o efeito do tempo de armazenamento na qualidade de ovos vendidos em supermercados da cidade. Durante a pesquisa, foram foram realizadas análises de tamanho (T), peso dos ovos inteiros (POI), peso da casca (PCS) e gema (PG), pH da gema (pHG), pH da clara (pHC) e análises que envolvem a avaliação das espumas formadas.

Análise

Os ovos adquiridos foram armazenados em temperatura de refrigeração (7 ºC) por 21 dias, sendo submetidos às análises nos tempos 0 e 21 dias. Após testagem com armazenamentos e posterior análise, os pesquisadores apontaram que o armazenamento influenciou no Ph do albúmen (clara do ovo) e da gema dos ovos vendidos nos  supermercados das amostras estudadas. A pesquisa considerou diferentes marcas, teve análise de parâmetros avaliados como as propriedades da espuma, percentual da composição, índice de batida dos ovos, entre outros. Os detalhes sobre a pesquisa podem ser conferidos no artigo completo, disponível para todos os públicos. 

VII Congresso Virtual de Agronomia

Este ano, no âmbito nacional, o Congresso teve como Comitê Organizador pesquisadores da Universidade Federal de Grande Dourados, do Mato Grosso do Sul. Devido ao distanciamento social causado pela atual pandemia do Covid-19, o Congresso foi realizado de maneira virtual e remota, com sessões de lives e apresentações acontecendo entre 30 de junho e 4 de julho.  

Para conferir o artigo completo, acesse:

Análise da qualidade de ovos brancos comercializados na cidade de Pau dos Ferros - RN

Congresso Virtual de Agronomia

Ações do documento

Página em carregamento