Campus Pau dos Ferros

Estudantes desenvolvem sistema para gestão hospitalar

SGH-Web está em fase de validação e é utilizado pela Prefeitura de Taboleiro Grande/RN

Publicada em 06/07/2021 Atualizada há 1 ano

O SGH-Web reúne funcionalidades e diferenciais, como a comunicação com o e-SUS - Atenção Primária

No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Pesquisa tem trazido dezenas de resultados com valor científico e social, beneficiando as comunidades interna e externa, através da resolução de problemas e da produção de soluções para o mercado de trabalho. Dentre as recentes iniciativas, o desenvolvimento do ”Sistema de Gestão Hospitalar Web (SGH-Web)”, produzido por estudantes do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), nesse caso oferecido pelo Campus Pau dos Ferros do Instituto.

SGH-Web

Como a maioria dos sistemas web, o SGH-Web é constituído por módulos. Voltados a hospitais públicos e privados que prestem serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS), há abas como Atendimento Hospitalar, usada para recepção de pacientes na entrada dessas unidades médicas, Receituário, em que se acompanha todo o histórico do paciente, e Gerenciamento de Produtividade. “O SGH-Web oferece módulos que permitem a realização do acolhimento de pacientes, triagem com classificação de risco e consulta médica, englobando os processos e atividades do atendimento ambulatorial”, detalha o professor e pesquisador Jeferson Queiroga, da disciplina Sistemas de Informação — Campus Pau dos Ferros.

Jeferson acrescenta que, devido ao "valor científico e social da iniciativa e a seu potencial de utilidade na gestão de saúde pública e privada, a realização de parcerias é um caminho lógico. Assim, através de convênio firmado entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Taboleiro Grande/RN, o projeto encontra-se em fase de validação. Após a assinatura do convênio, em 21 de junho de 2021, o SGH-Web está sendo usado no Hospital Municipal Raimunda Bessa, onde a Na unidade hospitalar da cidade, parte da equipe de enfermagem dá consultoria acerca das funcionalidades do Sistema, orientando os estudantes envolvidos em possíveis adaptações e melhorias.

Autoria e desenvolvimento

Sob orientação dos professores Jeferson Queiroga, pelo IFRN, e Francisco Glériston Vieira, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), os estudantes Francisco Leandro de Morais Pinto (graduando), Antônio Almeida Rêgo, Robson Ribeiro da Silva e Mauricio Ferreira Fernandes (egressos) foram os autores do software. O sistema integra o rol de projetos da Incubadora Tecnológica do Alto Oeste (Itao), pertencente ao Campus Pau dos Ferros do IFRN.

Para Francisco Leandro, o projeto em si é relevante, pois, "além de contribuir com a formação acadêmica, nos permitiu vivenciar na prática situações-problema relacionadas a nossa profissão. A cooperação firmada com a Prefeitura de Tabuleiro Grande consolidará ainda mais essa vivência, permitindo que, de alguma forma, o conhecimento produzido aqui no IFRN contribua com a sociedade”, disse.

O professor Jeferson Queiroga explica que o projeto permitiu aos estudantes a vivência das diferentes etapas de desenvolvimento de um sistema: “A orientação deste projeto foi muito gratificante, pois conseguimos fazer com que nossos alunos vivenciassem todo o ciclo de desenvolvimento do sistema: desde a reunião com gestores até sua implantação”, detalhou.

Segundo o orientador, o projeto também trouxe encorajamento para esses estudantes passassem a integrar a Incubadora do Campus Pau dos Ferros, o que poderá facilitar a implantação do sistema em outras cidades: “O SGH-Web reúne funcionalidades e diferenciais, como a comunicação com o e-SUS Atenção Primária, que o elevam à categoria de sistemas com grande potencial”, finalizou. Ainda em testes, mais informações sobre o sistema podem ser encontradas através do telefone (84) 4005-4109, do e-mail leandro.morais@academico.ifrn.edu.br.

Análise e Desenvolvimento de Sistema

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema (ADS) vem formando profissionais cujo mercado de trabalho tem demandado bastante seus serviços. Além disso, o curso oferecido em Pau dos Ferros conquistou nota máxima na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Acesse

Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas — página do curso

Incubadora Tecnológica do Alto Oeste (Itao)

pesquisa