Campus São Gonçalo do Amarante

Estudantes desenvolvem pesquisas na área da Construção Civil

As pesquisas desenvolvidas foram aprovadas para publicação em eventos nacionais

Publicada em 02/07/2020 Atualizada há 1 ano

Foco dos projetos está na inovação em sustentabilidade e aproveitamento de resíduos

Desenvolvendo estudos na área da Construção Civil, estudantes do curso de Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante tiveram trabalhos aprovados para publicação em eventos nacionais. Diego Cunha, João Fideles, Joseilson Vieira, Natallyane Costa, Raiane Silva, Ronald Silva, Vinícius Liberalino e Vivian Costa, sob orientação das professoras Jozilene de Souza e Veruska Avelino, trabalharam em projetos de pesquisa, buscando inovação em sustentabilidade e aproveitamento de resíduos.

Eventos

O 3º Congresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (ConReSol) é promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e Saneamento (Ibeas). Entre outros temas, serão discutidas questões sobre logística reversa, educação ambiental, legislação e licenciamento ambiental, bem como políticas, planos e programas públicas de resíduos sólidos. O congresso será realizado no período de 30 de julho ao dia 1° de agosto  na cidade de Gramado/RS.

O 62º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC) é promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), o qual firmou-se como o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Seu objetivo é divulgar, anualmente, as novidades em termos de pesquisas científicas, tecnologias e inovações em análises e projetos estruturais, metodologias construtivas, materiais de construção e suas propriedades, gestão e normalização técnica, e outros aspectos relacionados ao material industrial mais consumido no mundo. O evento acontecerá em Florianópolis/SC de entre os dia 1° e 4 de setembro.Para Renato Marinho, "Os editais lançados anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação representam um incentivo importante à pesquisa no Campus. A contrapartida de professores e discentes é dada pelos resultados de pesquisas bem sucedidas, as quais têm suas qualidades reconhecidas por eventos de relevância nacional e internacional, como é o caso do CBC e ConReSol". Renato é coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus São Gonçalo do Amarante. Já as professoras Jozilene de Souza e Veruska Avelino, orientadoras dos projetos dizem que "é uma enorme satisfação, para nós, como professoras orientadoras, ver o nível de pesquisa e de comprometimento de nossos alunos , ainda no ensino médio. A aprovação de artigos em Congressos como o IBRACON e CONRESOL comprova a excelência das pesquisas".

As pesquisas

Efeitos da adição da cinza de olaria (czo) nas propriedades do concreto não estrutural

Os estudantes Natallyane T. da Costa, Ronald F. da Silva e Raiane N. da Silva desenvolveram a pesquisa aprovada no 3º ConReSol. Partiram do contexto de destaque do setor oleiro (fabricação de telhas e tijolos) do município de São Gonçalo do Amarante/RN, e da utilização da madeira de cajueiro no processo de queima das peças. O resíduo gerado é conhecido como cinza de olaria. Buscando inovar, dando novas alternativas para esses materiais, potencialmente prejudiciais ao meio ambiente, a pesquisa analisou o comportamento do concreto com adição de cinza de olarias, visando avaliar a influência em suas propriedades mecânicas. Os pesquisadores constataram que o material não têm atividade pozolânica (impermeabilização do cimento), porém, atua como filler, preenchendo os vazios e incrementando a resistência à compressão simples, trazendo ainda benefícios ambientais com sua reciclagem.

Sistema de captação de águas pluviais para o uso em fins não potáveis – sistema primeiro-milímetro

A pesquisa dos estudantes Diego G. A. da Cunha, Joseilson do N. Vieira e João Ytalo de S. Fideles foi aprovada no 3º ConReSol. Trata sobre a captação e reutilização de águas pluviais captadas por meio de calhas ligadas por tubos de PVC a reservatórios simples. Apesar de ser um método bastante eficiente, há um problema relacionado ao primeiro milímetro dessas águas, consideradas sujas por virem de telhados que estão expostos a impurezas. Desta forma, a pesquisa visou produzir um subsistema que será ligado modelo convencional, de modo a separar essas impurezas, dando uma melhor qualidade e mais utilidade para essa água não potável.

Avaliação da absorção por capilaridade em argamassas de revestimento com adição de sílica ativa

Aprovada no 62º Congresso Brasileiro de Concreto (CBC), a pesquisa foi desenvolvida por Vinícius Pedro S. de L. Liberalino, Vivian Gabrielly C. da Costa e Diego G. A. da Cunha. Partiram da observação que os processos construtivos de revestimentos apresentam infiltrações, causando diversas patologias nas construções (bolor, queda do reboco, manchas na pintura e problemas de saúde), tendo como causa, muitas vezes, a falta de impermeabilização e excesso de poros/vazios, facilitando a absorção por capilaridade. O objetivo era analisar a inserção de sílica ativa em traços de argamassa. Ao final, concluíram que tal adição contribui para diminuição da absorção de água pela capilaridade nos revestimentos internos e externos.