Campus São Paulo do Potengi

Estudantes comemoram premiações em competições de Matemática

Copa Brasil de Matemática, Olimpíada Canguru de Matemática e Olimpíada de Matemática foram os eventos

Publicada em 12/11/2020 Atualizada há 1 ano

Estudantes exibem as medalhas conquistadas

Durante o ano de 2020, mesmo com todas as adversidades vivenciadas em função da pandemia e suspensão do calendário acadêmico, os estudantes do Campus São Paulo do Potengi, participaram e representaram o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em três competições nacionais na disciplina de matemática: a 6ª Copa Brasil de Matemática, a Olimpíada Canguru de Matemática e da Olimpíada de Matemática (Ifomat) na qual obtiveram um bom desempenho em todas as competições.

As premiações destas participações começaram a chegar aos participantes durante o último mês de outubro. Os estudantes Renhan Miguel dos Santos, Wellton Bezerra de Souza e Jânio Victor, receberam as medalhas de ouro, bronze e bronze, respectivamente, fruto da 6ª Copa Brasil de Matemática. A competição, que ocorreu em maio deste ano de forma remota, em função da pandemia do novo coronavírus, é organizada pela empresa Mangahigh com sede em Londres na Inglaterra.

Outra competição que também precisou se adaptar ao novo contexto imposto pela pandemia, foi a Olimpíada Canguru de Matemática que foi realizada em junho. Em 2020, o Campus teve uma representação considerável na competição, foram 146 alunos inscritos dos quais 102 fizeram a prova. “O número de participantes foi essencial para que nosso campus fosse agraciado com 13 medalhas de honra ao mérito já que para estimular o envolvimento na competição, a comissão nacional da olimpíada estabeleceu que quanto maior o número de participantes, maior seria número de medalhas destinadas ao campus”, explica o professor Genilton Cavalcante.

Alan Flauber de Oliveira Filho, Ana Lígia de Araújo Nicácio, Ellen Cristina Bezerra de Moura, Jânio Vitor Oliveira Mota, José Anderson de Macedo, José Victor de Azevedo Alves Lucena, Latutica Bazilio Souza, Lucas de Oliveira, Maria Aline Dias Campos, Milene Rafaele Alves de Almeida, Paulo Vitor Lopes Dos Santos, Ramon Marques da Silva e Rênhan Miguel dos Santos, foram os estudantes agraciados com a honra ao mérito na competição.

Uma das premiadas com a honra ao mérito, a aluna Maria Aline Campos conta que participar da prova foi uma experiência agradável. “Todas as questões tinham muita lógica, o que tornou a prova mais interessante, além de eu ter adquirido mais experiencia e conhecimento, já que foi minha primeira participação na competição”, destaca ela.

“Além das outras duas competições, das quais já havíamos participado em anos anteriores, fizemos a inscrição na Olimpíada de Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSul) – Ifomat, pela primeira vez. Sempre que participamos de uma nova competição, nunca esperamos sair com medalhas, porém o aluno Renhan Miguel dos Santos, obteve o bronze na prova da categoria 3º/4º ano”, conta o professor Genilton.

A competição é uma livre iniciativa dos professores do IFSul - Campus Sapucaia do Sul visando estimular os alunos ao estudo da matemática e foi realizada durante o mês de outubro deste ano na modalidade remota. “A conquista destas medalhas nos deixou muito felizes, porque mesmo com as limitações advindas da pandemia da Covid-19, nossos alunos se superaram e conseguiram este ótimo resultado para o nosso campus”, destacou o professor Genilton Cavalcante.

extensao