Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inclusão em Foco

Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais participam da VII Secitex

Com suporte do Napne, discentes vivenciam atividades acadêmicas e culturais

Publicada por Jose Nascimento em 16/10/2025 Atualizada em 16 de Outubro de 2025 às 17:23

A VII Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) foi palco da participação ativa de estudantes com necessidades educacionais especiais, que vivenciaram diversas atividades culturais e acadêmicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A presença de discentes que têm assistência do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) no maior evento científico-cultural do IFRN está voltada a questões como inclusão e acessibilidade.

Experiências

Os estudantes Tiago Wagner e Errylan Isaque, do curso de Informática do Campus Canguaretama, representaram o sucesso dessa participação. Tiago Wagner se apresentou na Mostra de Artes Cênicas com o musical ‘Meu inferno tem teu nome’, enquanto Errylan Isaque, , apresentou o pôster do projeto ‘S.O.S Autista’, um aplicativo desenvolvido para auxiliar pessoas neuro divergentes em sua regulação.

Ambos definiram a participação como uma experiência extremamente positiva. Para Errylan, o apoio que recebeu foi fundamental: “Eu gostei muito da Secitex. Foi bem tranquilo. Eu tive todo o apoio do Napne. A equipe psicopedagoga ficou o tempo todo comigo no evento e me ajudou a não ficar nervoso. Sou muito grato a meus coordenadores, a todo mundo que do Projeto, a meus pais, ao Napne e ao Campus. Estou muito feliz.”

Núcleo de Apoio

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Canguaretama foi o grande articulador dessa participação, não apenas estimulando a vinda, mas disponibilizando equipe de coordenação e psicopedagogas para viajar até Natal e dar suporte integral aos estudantes.

Para Andréa Lima, coordenadora do Núcleo no Campus, o Núcleo deve servir como ligação: “O Napne é essa ponte entre estudante, família, docente e equipe técnica. O Núcleo auxiliou no acompanhamento de dois alunos com transtorno do espectro autista (TEA), oferecendo o suporte necessário para que eles participassem do evento da forma mais independente possível e respeitando sempre as suas especificidades", disse a coordenadora.

Palavras-chave:
Secitex Napne Canguaretama