Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Natal-Central

Estudante do IFRN recebe prêmio do Conselho Federal de Administração

Laís Stephanie, aluna de Gestão Pública, recebeu o troféu na manhã desta terça-feira, 8 de março

Publicada em 09/03/2022 Atualizada há 1 ano

Laís Stéphanie recebe o Prêmio CFA Guerreiro Ramos, na sede do Conselho Regional de Administração/RN; foto de Davi Severiano

Na manhã da terça-feira, 8 de março de 2022, a estudante Laís Stéphanie, graduanda do curso de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Natal-Central do IFRN, recebeu o troféu e o certificado do Prêmio CFA Guerreiro Ramos, conferido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) ao estudo acadêmico intitulado “A cadeia de valor da inovação na gestão em saúde: O caso LAIS”, vencedor na categoria “Pesquisa Científica”. A cerimônia de premiação foi realizada na sede do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA-RN) e homenageou o Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 8 de março.. 

A estudante de 26 anos, que também se graduou em Tecnologia em Comércio Exterior, esteve acompanhada da professora Marli Tacconi, que é a orientadora acadêmica de Laís e recebeu um certificado de menção honrosa pela conquista. Marli também é ex-conselheira do CRA-RN. 

Pesquisa científica

O trabalho de Laís é fruto do trabalho de conclusão de curso da concluinte em Gestão Pública. Para o presidente do CRA-RN, Flávio Emílio Cavalcanti, a importância do prêmio é muito significativa para a pesquisa científica na área da Gestão Pública no Rio Grande do Norte. “Esse é um prêmio bastante disputado e tem uma relevância grande no cenário nacional. Nós ficamos muito felizes de termos uma aluna do IFRN, orientada por uma professora muito bem referenciada academicamente e que já foi diretora do nosso conselho, que é a professora Marli Tacconi, conquistando essa premiação. Pra nós, foi uma satisfação enorme fazer a entrega desse prêmio, ainda mais em um dia como hoje, o Dia Internacional da Mulher“, destacou Flávio. Ele também aponta o feito de Laís como um fator de fomento para outros potiguares se dedicarem com o mesmo objetivo. “Esperamos que com o fato de haver mais uma ganhadora [do RN] do Guerreiro Ramos, isso estimule que outros alunos e alunas possam concorrer também e que, no futuro, possamos ter outras premiações entregues aos profissionais do nosso estado“, ressaltou.

Segundo Laís, o projeto de pesquisa teve o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN, como objeto de estudo. O trabalho trata da cadeia de valor da inovação, tema amplamente discutido por autores clássicos. “Essa cadeia se divide em três fases: geração da ideia, difusão da ideia e conversão que possuem outras subdivisões em cada uma das fases. Em cada uma das etapas, alguns projetos do Lais foram analisados para, dessa forma, servirem de exemplo para cada fase“, explica. Para Laís, o momento coroa um esforço protagonizado pelo empenho na pesquisa científica. “Ganhar um prêmio em nível nacional como o Guerreiro Ramos foi uma grata surpresa, pois significa dizer que todo o meu esforço valeu a pena e que o trabalho desenvolvido superou as expectativas. Para mim, considero uma grande honra representar o Rio Grande do Norte, divulgar nacionalmente os trabalhos que o Lais tem feito em prol da sociedade e representar o Instituto Federal, uma instituição que tenho como uma grande família, lugar que abriu muitas portas, além de ser uma referência em ensino e pesquisa. Me sinto extremamente feliz e grata pelo troféu, pelo reconhecimento e por tudo o que essa premiação tem me proporcionado vivenciar!“, contou a estudante. 

Prêmio CFA Guerreiro Ramos 

Criado em 2010, o Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública premiou gestores públicos que realizaram benefícios substanciais para a sociedade por meio de uma gestão moderna e eficiente. Também foram contemplados trabalhos acadêmicos que abordaram as obras e teorias de Alberto Guerreiro Ramos até o ano de 2017.

Em 2019, o Prêmio passou por uma aperfeiçoamento em seu regulamento e passou a se chamar “Prêmio Guerreiro Ramos de Inovação na Gestão Pública” e tem por finalidade estimular o desenvolvimento e o compartilhamento de práticas inovadoras de gestão e de pesquisas científicas na área da Administração Pública, reconhecendo formalmente trabalhos que sirvam de referência ou inspiração para outras iniciativas capazes de transformar e melhorar continuamente a gestão pública brasileira. Em 2021, o Prêmio passou a se chamar “Prêmio CFA Guerreiro Ramos”, mantendo as características de sua edição anterior. 

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas