Oportunidade
Estudante do IFRN é aprovado em mestrado com bolsa na Espanha
João Paulo de Sousa Targino fará pos-graduação na Universidad de Jaén
Publicada por Renan Gabriel em 10/02/2026 ― Atualizada em 10 de Fevereiro de 2026 às 14:42
O estudante João Paulo de Sousa Targino, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foi aprovado para cursar mestrado com bolsa de estudos na Universidad de Jaén, na Espanha. A conquista é resultado de uma trajetória acadêmica construída integralmente na educação pública e marcada pelo envolvimento com ensino, pesquisa, extensão e ações de internacionalização.
Natural do Rio Grande do Norte, João Paulo iniciou sua formação no IFRN no curso técnico integrado em Lazer. Posteriormente, concluiu a graduação em Gestão Desportiva e de Lazer, no Campus Natal–Centro Histórico, onde foi laureado ao final do curso. Atualmente, também é aluno da Especialização em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada pelo Campus Avançado Natal–Zona Leste.

Experiências na instituição
Durante a graduação, o estudante participou de um intercâmbio acadêmico na Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia (UPN), em Bogotá, por meio de projetos de pesquisa e extensão vinculados ao Observatório do Lazer, Esporte e Educação (OLÉ). A experiência contribuiu para sua formação acadêmica, intercultural e linguística, ampliando sua compreensão sobre práticas educacionais em contextos internacionais.
Para João Paulo, o ingresso no mestrado representa a continuidade desse processo formativo. “Acredito constantemente na educação como base para mudanças”, afirmou o estudante, destacando que a nova etapa permitirá aprofundar conhecimentos teóricos e práticos iniciados durante o intercâmbio na Colômbia.

Além do intercâmbio, João Paulo também acumulou reconhecimentos ao longo da graduação. Ao concluir o curso superior, o estudante foi laureado, em razão do desempenho acadêmico. Em 2023, recebeu ainda a premiação de Comunicação Oral na Secitex com o trabalho “Ciências Humanas: Observatório de Lazer, Esporte e Educação – OLÉ: Diálogos entre Brasil e Colômbia”, pesquisa desenvolvida a partir das atividades realizadas no Observatório do Lazer, Esporte e Educação (OLÉ).
Internacionalização como caminho
O diretor sistêmico de Internacionalização do IFRN, professor Bruno Rafael Costa, ressaltou a trajetória consistente do estudante e o impacto das políticas institucionais de internacionalização. Segundo ele, João Paulo é acompanhado desde o ensino médio integrado e sempre demonstrou dedicação à qualificação acadêmica.
Ao longo da formação, o estudante participou de intercâmbio de curta duração promovidos pela Diretoria de Internacionalização, eventos acadêmicos e projetos de pesquisa, incluindo um estudo comparativo sobre o lazer no Brasil e na Colômbia, que recebeu reconhecimento acadêmico. Para o diretor, “esse é um grande exemplo do sucesso da internacionalização na vida de um estudante”.
Educação pública que transforma
A aprovação no mestrado na Espanha representa a consolidação de uma trajetória construída ao longo da formação de João Paulo no IFRN. Do curso técnico integrado à graduação, passando pela participação em projetos de pesquisa, extensão e intercâmbio internacional, o estudante aproveitou as oportunidades oferecidas pela instituição para se qualificar e ampliar sua experiência acadêmica.