Matemática das Escolas Públicas

Estudantes conquistam medalhas e menções honrosas na OBMEP

Além de três medalhas de ouro, sete de prata e 15 de bronze, houve 159 menções honrosas

Publicada em 06/12/2019 Atualizada há 1 ano

Ângelo Raphael, do Campus Santa Cruz, é medalha de ouro na OBMEP 2019

A 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) premiou, no IFRN, 184 estudantes de 18 campi. Entre eles, do Campus Santa Cruz, Ângelo Raphael Barbosa, que ficou entre os três melhores do RN e em 34º na classificação geral do Brasil. Outros dois estudantes, Klaus Augustus Ramos e Pedro Goularte Dombroski, dos campi Natal-Central e Mossoró respectivamente, também receberam ouro (veja quadro abaixo).

Premiações

Além dos ouros, sete estudantes conquistaram medalha de prata, 15 de bronze e 159 menções honrosas. A premiação, que acontece no Rio de Janeiro em 2020, contará com a participação de Ângelo que integrará o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e por universidades federais. Os alunos premiados do Campus Santa Cruz  são participantes do projeto de Extensão "POTI + MATEMÁTICA OLÍMPICA: Incentivando a descoberta de novos talentos", coordenado pelos professores Cristiano Rodrigo Gobbi e pela professora Danielle de Oliveira Nunes, contando ainda com a participação do professor Jamerson Fernando Confort Martins.

CampusMedalhas de ouroMedalhas de prataMedalha de bronzeMenção honrosa
Apodi -19
Caicó  -19
Canguaretama    -1
Ceará-Mirim     -1
Currais Novos -9
Ipanguaçu -9
João Câmara -115
Macau1
Mossoró13120
Natal-Central12632
Natal-Cidade Alta   -13
Natal-Zona Norte -16
Nova Cruz -7
Parnamirim 128
Pau dos Ferros -112
Santa Cruz1 -9
São Gonçalo do Amarante -6
São Paulo do Potengi -3

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, entre outros.