ITMC
Espaço físico da Incubadora Tecnológica do Campus Macau é inaugurado
A ação faz parte das medidas estabelecidas com a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN
Publicada em 24/05/2019 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:44

O Campus Macau do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), inaugurou, na última quarta-feira (22), o espaço físico da Incubadora Tecnológica do Campus (ITMC). A ação faz parte das medidas estabelecidas com a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFRN, após a visita do diretor de Inovação Tecnológica, professor João Teixeira, que na oportunidade apresentou o projeto de fortalecimento das Incubadoras Tecnológicas do Instituto. A iniciativa leva em consideração adequações na metodologia de hotéis de projeto, padronização no modelo de boas práticas para incubadoras do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) e estruturação física dos espaços.
A Propi, em parceria com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI), direcionou três computadores para criação de uma sala no modelo de coworking, além de fornecer recurso para a execução do Hotel de Projetos. Em complemento, o Campus disponibilizou o espaço para estruturação física da incubadora.
Para João Teixeira, “a ação de fortalecimento das incubadoras é uma medida fundamental para o desenvolvimento qualitativo delas e, particularmente, em relação ao Campus Macau, para a transformação do empreendedorismo da região”. O diretor comentou ainda que com a ITMC “é possível conceder aos alunos a possibilidade de empreenderem seus projetos de pesquisa e inovação, além de criar um mínimo produto ou processo viável para ser comercializado”.
Programação
Durante a inauguração, alunos e servidores assistiram a apresentação cultural do Grupo de Arte (Nuarte) do Campus Macau, seguido pela fala da coordenadora de Pesquisa e Inovação, Professora Alana Drizie, sobre as ações da coordenação de pesquisa e a importância da incubadora para o aprimoramento dessas ações. Após esse momento, o diretor do Campus Macau, Varélio Gomes,discursou sobre a importância do desenvolvimento do empreendedorismo dentro da Instituição. "A partir disso é possível potencializar os conhecimentos técnicos visto em sala de aula, a fim de serem aplicados na comunidade, gerando, assim, renda e soluções que melhorem a qualidade de vida da localidade", contou.
Ainda na oportunidade, André Luiz Azevedo, Tecnólogo em Marketing e responsável pela ITMC, explicou sobre o conceito de uma incubadora de negócios e quais atividades serão realizadas no novo espaço. O evento se encerrou com atrações da banda Nuarte e degustações de comidas regionais.