Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Cidade Alta

Equipes realizam visitas técnicas para aprimorar práticas pedagógicas

Encontros fazem parte de ação institucional desenvolvida pela equipe de educação do Campus

Publicada em 18/08/2017 Atualizada há 12 meses

Interação entre alunos IFRN e Casa Escola

Com o intuito de aprimorar as práticas pedagógicas que são desenvolvidas no Campus Natal-Cidade Alta, Diretoria Acadêmica (Diac), Equipe Técnico-Pedagógica (Etep) e Coordenações dos Cursos Integrados do IFRN vêm desenvolvendo ações institucionais desde o início de 2017. Exemplo disso são as visitas técnicas a outros órgãos de ensino.

Em agosto, foi momento de o Instituto Educacional Casa Escola participar de reunião pedagógica com a equipe de educação do Campus. Na oportunidade, os visitantes compartilharam práticas em pedagogia adotadas pela instituição. Após a reunião, representantes da Casa Escola convidaram servidores e alunos do IFRN a realizar visitas técnicas na instituição afim de observar o funcionamento dos Grupos de Responsabilidade, as Assembleias estudantis semanais e as Tutorias. Os servidores interessados se inscreveram para as visitas e o grêmio estudantil indicou nomes de estudantes para também participar da ação.

Visitas

Na primeira visita, os participantes foram recepcionados pela coordenação e diretoria da instituição e realizaram um tour pelas instalações da escola. Depois se dividiram para participar das reuniões dos sete grupos de responsabilidade existentes no Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) como Apresentação institucional, Grêmio estudantil e Eventos, por exemplo. Ao final do encontro, houve a Assembleia Semanal dos Estudantes do Ensino Fundamental, conduzida pelo grêmio estudantil.

Na sexta-feira, 18/8, aconteceu a segunda visita da equipe à Casa Escola. Os participantes se dividiram entre as sete reuniões de Tutorias do Ensino fundamental II, para observar seu funcionamento. Essa reuniões funcionam seguindo logística pré-definida: a cada sexta, o tutor do grupo acompanha cerca de oito alunos do Ensino Fundamental na reunião em que se verifica o andamento do estudante na semana que passou. O passo seguinte á o planejamento das atividades de estudo para a semana seguinte. As reuniões de tutoria ocorrem com estudantes de diferentes séries do ensino fundamental II, buscando oportunizar um momento de troca e integração entre turmas distintas.

Histórico

Para chegar até o atual estágio de visitas, a equipe do Campus Cidade Alta começou, entre os meses de maio e junho, participando de edições da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (Conane). Ainda em maio, houve a Semana Pedagógica do Campus, tendo como ponto alto a palestra do professor José Pacheco. A primeira atividade da ação institucional promovida pela DIAC, Etep e Coordenações de Cursos foi uma visita técnica à Escola Técnica Estadual Cícero Dias, na cidade do Recife, em Pernambuco, no mês de janeiro. 

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas