Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Equipe vencedora da Olimpíada de Robótica será credenciada para competição na França

Parceria foi resultado de visita de professores do IFRN a liceus franceses

Publicada em 01/07/2016 Atualizada há 1 ano

Encaminhamentos foram dados em reunião de avaliação da visita técnica

Na tarde desta sexta-feira, 1º de julho, a comissão responsável pelas ações de cooperação com os liceus franceses visitou o Gabinete da Reitoria com o objetivo de compartilhar os resultados das visitas técnicas realizadas por professores do IFRN aos liceus, nos meses de maio e junho deste ano. Estavam presentes à reunião o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa; os integrantes da comissão, Plácido Neto (coordenador), Eduardo Bráulio e Lucileide Medeiros; o pró-reitor de Ensino, Agamenon Tavares; o diretor de Inovação Tecnológica, Rodrigo Siqueira, e a pró-reitora de Extensão, Régia Lúcia Lopes. 

Olimpíada de Robótica

As visitas aos liceus franceses em Le Mans e Nîmes aconteceram entre os dias 23 de maio e 5 de junho e trouxeram retornos positivos para o IFRN. Um deles foi a parceria para construção de robô seguidor de linha, visando à participação em competição francesa que acontece no liceu situado em Le Mans. Apresentada a proposta, a comissão e os gestores decidiram que vão unir esforços para que o IFRN seja representado na competição pela equipe vencedora da II Olimpíada de Robótica do Instituto, que acontecerá durante a Semana de Ciência Tecnologia e Extensão (Secitex), de 23 a 26 de novembro, no Campus Parnamirim. 

Intercâmbio de Alunos

A visita trouxe ainda 2 alunos do Liceu Livet, em Nîmes, para um intercâmbio de 2 meses no Campus Natal-Central do IFRN. Os intercambistas se encontram em estágio curricular no Centro de Competências de em Software Livre (CCSL-IFRN). Um deles está trabalhando no aperfeiçoamento do desenho industrial da estação de coleta de dados da Plataforma Samanaú, no projeto responsável pela coleta de dados ambientais, bem como, armazenamento e exibição em tempo real, por meio da internet. O outro aluno está trabalhando no desenvolvimento de um sensor de detecção de radiação no ar, que determina os níveis seguros da exposição de humanos à radiação, a fim de verificar se algumas doenças, como câncer, estão relacionadas a tais níveis. O estudo se dá em consequência de expertise francesa em trabalhar com material radioativo - já que no país boa parte da energia é produzida através de centrais nucleares.

Apoio a Pesquisas

Já no Liceu Touchard-Washington, em Le Mans, foram assegurados esforços para a construção de um gerador eólico de eixo vertical, além da construção do robô seguidor de linha. Segundo o depoimento do professor Marcus Fernandes, do Campus Natal-Zona Norte, a parceria ainda prevê a realização do lançamento de um balão meteorológico em conjunto com o Liceu e o Centro de Competências de Software Livre do IFRN (CCSL).

Encaminhamentos

Diante da avaliação dos diálogos estabelecidos pelos professores que fizeram as visitas técnicas, foram definidos alguns encaminhamentos para dar mais força à cooperação entre o IFRN e os liceus franceses. Além do apoio à participação da equipe vencedora da Olimpíada de Robótica do Instituto em Le Mans, a comissão do IFRN ficou de desenvolver um documento de normatização para o termo da cooperação. Outra regulamentação importante a ser desenvolvida é a respeito dos intercâmbios de estudantes/pesquisadores estrangeiros na Instituição, a ser desenvolvido junto à Assessoria de Relações Internacionais. 

"O apoio administrativo da Reitoria para o fortalecimento desta parceria é essencial e percebemos que há o interesse da gestão para que isso aconteça. Além disso, dos professores envolvidos com o projeto. A professor Lucileide, por exemplo, mesmo afastada para qualificação, assumiu toda a responsabilidade na condução do estágio dos alunos franceses aqui no Campus Natal-Central", destacou Eduardo Bráulio. O reitor Wyllys Farkatt garantiu todos os esforços institucionais para que as trocas de conhecimento e experiências científicas se desenvolvam. "É uma grande oportunidade para conferir cada vez mais excelência às pesquisas dos nossos alunos e servidores", finalizou. 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas