Egressos

Equipe do IFRN faz visita institucional ao CREA

Professores e coordenação técnica reafirmaram parcerias

Publicada em 13/10/2016 Atualizada há 1 ano

Visita renova e amplia parcerias

Em visita institucional ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte – CREA/RN, o IFRN se fez representado pela Profª Tarcimária Gomes, Diretora de Avaliação e Regulação do Ensino do Instituto, juntamente com o Profº Augusto Cesar Fialho, do Campus Natal-Central (CNAT) e os Professores Cristina Bispo e Renato Dantas, do Campus São Paulo do Potengi. Foram recebidos pelo Coordenador de Assessoria Técnica do CREA, o Engenheiro e Analista João Lopes. Entre eles muita disposição e expectativa. Realizado na tarde da terça-feira, 11 de outubro de 2016, o encontro buscou firmar novas parcerias e renovar antigos tratados de cooperação.

Rememorando cadastros junto ao órgão, João Lopes abriu a reunião citando a então ETFRN e os cursos de Mecânica, Eletrotécnica, Mineração, Estradas e Edificações. Integrante do Conselho Escolar do CNAT, João falou sobre a importância do olhar sobre os egressos e da adequação dos ritos processuais de registro entre as instituições ali reunidas.

Por parte do IFRN, o professor Augusto Fialho, que está em seu 3º mandato como conselheiro do CREA, apresentou os presentes e, elogiando a iniciativa, deu destaque à integração entre o Instituto e o Conselho. A professora Tarcimária Gomes iniciou sua fala fazendo um levantamento de dados sobre o Instituto, sobre os egressos e sobre o registro de cursos junto ao Ministério da Educação.

Ao buscar o enfoque comum às instituições ali reunidas, houve uma discussão sobre terminologia dos cursos, inovações em grades curriculares e, então, a reunião entrou em sua pauta-base, os egressos.

Indagado pelos professores Tarcimária e Renato sobre o prazo para registro de cursos na base do CREA, João Lopes declarou que – após todo os trâmites internos – tem se seguido a média de 90 dias. Ele acrescentou que o Conselho tem trabalhado para criar uma estrutura de formulários que fomentem seu banco de dados.

Buscando tranquilizar o corpo de estudantes na expectativa de conclusão de seus cursos, o coordenador falou sobre o recadastramento que deverá ser implantado, que permitirá a averiguação da situação dos egressos; João falou ainda sobre as ferramentas que deverão ser implementadas, como o cadastro em blocos, onde os órgãos de ensino fornecerão os dados dos concluintes de cada curso previamente, o que agilizaria o processo de registro. Para ele, “a sistematização dos parceiros eleva a qualidade dos serviços prestados. ”

O professor Fialho destacou a importância da rapidez desse processo. Para ele, essa modalidade de registro facilitaria a carreira profissional de todos os estudantes, com maior ênfase aos dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: “Muitos dos alunos do Integrado saem da Instituição e vão para a universidade. Já os do Subsequente não: eles muitas vezes já estão inseridos no mercado de trabalho e esse registro é importante. Devemos ter atenção a esse aluno. ”

Ao final da reunião, o Coordenador do CREA destacou a informação de que o curso de Meio Ambiente – oferecido nos Campi Ipanguaçu e São Paulo do Potengi – já  se encontra em avançando estágio de cadastramento junto ao órgão, aguardando apenas a fase da plenária.

extensao
servidores