Tecnologia da Informação

EPOCA discute computação em nuvem

Evento teve sua abertura oficial ontem (16), no auditório do Campus Natal-Central.

Publicada em 17/11/2011 Atualizada há 1 ano

Mesa de abertura da EPOCA 2011.

A Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações - EPOCA'2011 - teve sua abertura oficial ontem (16), à noite, no auditório do Campus Natal-Central do IFRN. O objetivo do evento é divulgar o ensino e a pesquisa em computação desenvolvidos no estado do Rio Grande do Norte, aproximando entre si a comunidade de pesquisadores, estudantes e profissionais de computação e áreas afins.

Esta é a quarta edição da EPOCA e, este ano, sob coordenação geral do Instituto, discute a temática "Computação em nuvem: perspectivas e oportunidades", que trata do armazenamento de informações em rede por meio da internet. A palestra de abertura, "Computação em Nuvem e Serviços de Infraestrutura, realizada às 20h de ontem (16), foi proferida por Luis Claúdio Tujal.

Analista de sistemas do SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados - coordena o Projeto de Pesquisa Computação em Nuvem, ligado ao Centro de Inovação em Computação em Nuvem, parceria entre Ministério da Ciência e Tecnologia, Dataprev, SERPRO, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informaçõa e Telebrás. Luis Cláudio Tujal falou sobre as pesquisas sobre computação em nuvem desenvolvidas pela SERPRO, "uma das maiores empresas públicas de serviço de informação do mundo", ressaltou Tujal. Tujal destacou a necessidade de se unir a outras empresas também ligadas à area, como a Dataprev, para tornar possíveis as pesquisas.

Estavam presentes à abertura da EPOCA 2011, além do palestrante Luis Cláudio Tujal, o reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha; o coordenador geral do encontro, Ricardo Kléber Martins Galvão, e o diretor acadêmico de Gestão e Tecnologia da Informações do Instituto, Jose Álvaro de Paiva. Para Ricardo Kléber, é muito positiva a realização de um evento como esse, que integra o RN a um tema muito discutido e pesquisado hoje na área de Tecnologia da Informação.

A EPOCA segue com sua programação durante todo o dia de hoje até amanhã (18), com palestras, minicursos, esessões técnicas. Para finalizar os trabalhos, acontece amanhã, às 14h, uma mesa-redonda de encerramento.

Veja a programação completa.

extensao