Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Encontro une educação patrimonial e atividades de desenho

Inscrições, via Suap seguem até sexta, 9 de julho

Publicada em 07/07/2021 Atualizada há 1 ano

Evento começa às 8h, com a oficina sobre técnicas de desenho

Com o objetivo de articular atividades de educação patrimonial e do desenho de locação, uma ação conjunta entre o Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o coletivo Urban Sketchers Natal e o Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN realiza o “Natal Desenhada em movimento: edição São Gonçalo do Amarante”, evento que acontece no sábado, 10 de julho, de modo remoto. As inscrições seguem até às 18h da sexta-feira (9), em formulário disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Para explicar a associação dos temas e a construção da iniciativa, a organização do evento aponta que “o conhecimento crítico e a apropriação consciente pelas comunidades do seu patrimônio são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania. A educação patrimonial, portanto, é um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização dessa herança cultural, o qual propicia a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural”.

Ampliando a ação

Assim, a ideia que dá origem ao encontro surge a partir do projeto de extensão do Departamento de Arquitetura da UFRN, intitulado “Natal Desenhada”, que, em conjunto com o coletivo Urban Sketchers Natal, retratou a capital norte-rio-grandense através de desenhos, resultando na publicação de livro ilustrado com as produções.

Para além da capital Natal e, em um contexto de pandemia, no qual não são recomendados encontros presenciais, surgiu a ideia de expandir as edições, tendo como temática outras cidades do estado do Rio Grande do Norte, o que possibilitou ampliar virtualmente o encontro para outros públicos, em conjunto com instituições como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o IFRN.

Assim, após realizar as edições em Pau dos Ferros, Caicó e São Paulo do Potengi, o encontro chega a São Gonçalo do Amarante: cidade de relevância histórica no processo de ocupação do território potiguar pelos holandeses, sendo reconhecida como terra de mártires, do artesanato, do folclore e de tradições culturais centenárias que se perpetuam até os dias atuais.

As atividades

O evento tem início pela manhã, às 8h, com a oficina “Técnicas práticas para o desenho de observação”, conduzida pela professora Mônica Alves, arquiteta e urbanista, coordenadora do Urban Sketchers Natal, através da plataforma Google Meet.

Após a finalização da oficina, o público é convidado a caminhar virtualmente pela cidade e a desenhá-la a partir de pontos preestabelecidos que contam a sua história: as edificações antigas, como a igreja Matriz, do início do século XVIII e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o monumento Galo Branco, que remete ao surgimento do artesanato local através do barro como atividade econômica; os versos de romances medievais representados na figura de Dona Militana, considerada a maior romanceira do Brasil; os grupos de dança de tradição centenária, como o Coco de Roda, o Congo e o Boi Calemba Pintadinho; o Teatro Municipal, palco para apresentações culturais de todo o município; a comunidade de Tapará, área remanescente indígena; o polo gastronômico de Pajuçara, cuja especialidade é o camarão; e o Aeroporto Internacional de Natal.

À tarde, às 16h, acontecerá a Roda de Conversa sobre o Patrimônio Cultural da Cidade de São Gonçalo do Amarante, com o artista, educador e produtor cultural, Gláucio PeduBreu, e do artista e professor João Damasceno, através da Plataforma Google Meet e com todos os participantes do evento.

Na sequência, o encontro será finalizado com a exposição virtual dos desenhos produzidos (Exposilive) e com as falas dos participantes sobre a experiência de visitar e conhecer virtualmente o patrimônio de São Gonçalo do Amarante. Espera-se, com o evento, contribuir com a construção de uma reflexão coletiva acerca do patrimônio cultural material e imaterial da cidade.

Programação

Horário

Atividade

8h

Oficina: Técnicas práticas para desenho de observação, por Mônica Alves (Arquiteta e urbanista, professora, coordenadora do USK Natal);

16h

Bate-papo sobre o patrimônio cultural de São Gonçalo do Amarante, com Gláucio PeduBreu (artista, educador e produtor cultural, Mestre no Congos de Combate) e João Damasceno (artista e professor no IFRN);

17h

Exposilive - Partilha dos desenhos

Acesse

Formulário de inscrição

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas