Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Encontro Pedagógico tem início nesta segunda-feira (20)

Abertura acontece de forma on-line em razão da instabilidade na segurança pública

Publicada em 17/03/2023 Atualizada há 1 ano

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza, entre os dias 20 e 22 de março, o Encontro Pedagógico 2023.1, marcando a abertura do semestre letivo. A palestra inicial aconteceria no Campus Canguaretama, mas, em razão da instabilidade na segurança pública, vai acontecer de forma on-line, a partir das 9h da segunda-feira (20), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube IFRN Oficial

Com o tema Repensando o currículo e a práxis pedagógica no IFRN: múltiplos saberes e fazeres na e para a Educação Profissional e Tecnológica-EPT”, o Encontro é voltado para todos os servidores da Instituição, com o objetivo de refletir e compartilhar os direcionamentos para o ano letivo que se inicia. O principal deles é a participação da comunidade no processo de revisão das ofertas de cursos, já em andamento e que agora se debruça sobre os cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio.

Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN), em parceria com as diretorias acadêmicas dos campi, o Encontro Pedagógico tem como objetivo promover a integração entre servidores (docentes, técnicos administrativos e terceirizados), com discussões de temas relevantes para a práxis pedagógica. 

Programação

A programação será desenvolvida em três dias, iniciando-se às 9h da manhã do dia 20 de março, com a mesa de abertura. Dando continuidade ao encontro, às 9h30, terá uma mesa-redonda abordando a temática “Processos de organização do currículo no IFRN com foco na atualização e inovação da práxis pedagógica”, com as expositoras e professoras Acácia Zeneida Kuenzer e Maria das Graças Baracho. O moderador da mesa será o professor Dante Henrique Moura. 

Na terça-feira, às 8h30, o momento contará com a exposição Exposição “Processo de revisão das ofertas institucionais no IFRN: planejamento e metodologia de trabalho", conduzida pela Diretoria Pedagógica. Às 14h, haverá o planejamento e organização da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) 2023, realizada pelos organizadores do evento, que acontece, neste ano, em outubro, no Campus Currais Novos. Alguns campi, porém, adaptarão os horários às necessidades locais; já outros terão o momento apenas durante a primeira Reunião Pedagógica do ano, que acontece na próxima semana. Os outros momentos terão temáticas definidas por campus.

O início das aulas, que teriam início no dia 23 de março, foi adiado para a próxima segunda-feira, dia 27, com os momentos de integração realizados pelos campi

Confira a programação completa.

Confira o vídeo do pró-reitor de Ensino, professor Dante Moura, sobre a programação: