Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Planejamento

Encontro Pedagógico marca início do semestre letivo 2023.2

Atividade destaca a função social do Instituto

Publicada por Habyner Lima em 31/08/2023 Atualizada há 1 ano, 2 meses

Partindo da perspectiva da justiça social e a promoção do exercício da cidadania, promovendo a produção e socialização do conhecimento, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, o Encontro Pedagógico 2023.2.

A ação foi realizada no Campus Canguaretama, sendo transmitida via Youtube através do canal oficial do instituto. A atividade teve como ponto de partida o início do semestre letivo, que teve início nesta segunda-feira, 28 de agosto. As pautas das discussões tiveram o viés de destaque sobre função social do instituto, ofertando educação profissional e tecnológica, de qualidade referencial e gratuita.

Encontro pedagógico 2023.2

O tema desta edição foi nomeado “Revisitar o currículo, respeitando a democracia e reconhecendo a pluralidade, a diversidade e as identidades individuais na coletividade”. Durante a atividade dois momentos foram definidos, pela manhã foi realizada uma atividade sistêmica para todos os campi presentes, organizada pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) e no turno vespertino, as pautas do campo foram apresentadas para discussão. Na ocasião, pela manhã, aconteceu a apresentação cultural do Quarteto de Câmara do IFRN, levando música a todos os presentes e espectadores.

A mesa de abertura contou com a fala do representante simbólico dos estudantes no encontro, Josivan Manoel, aluno do 4° ano do Curso Técnico Integrado em Eventos do Campus Canguaretama. “É um orgulho poder começar mais um semestre letivo, a comunidade do instituto unida, transforma vidas, tendo em vista as oportunidades que o IFRN proporciona para nós”, disse o estudante.

Encontro pedagógico 2023.2 -- 1

Durante a programação do encontro foram apresentados os índices acadêmicos da oferta e demanda dos Cursos Técnicos nos 22 campi do Instituto. Nesse momento, a professora Anna Catharina, pró-reitora de Ensino do IFRN, destacou a importância da discussão democrática na revisão das ofertas dos cursos da instituição apresentando o primeiro ensaio do relatório de trabalho da análise global dos cursos técnicos: “A análise será feita levando em consideração as particularidades dos campi, esse processo, está sendo conduzido levando em consideração os âmbitos de cada curso”, afirmou a gestora.

Palavras-chave:
Planejamento Encontro Pedagógico

Notícias relacionadas