Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Encontro pedagógico marca abertura do semestre letivo 2022.2

Evento aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, em formato híbrido

Publicada em 27/09/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Parte das atividades foram transmitidas pelo canal oficial do IFRN no Youtube.

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) realizou, nos dias 26 e 27 de setembro, o segundo Encontro Pedagógico do ano letivo 2022. Para orientar as discussões, a reunião entre os servidores da Instituição teve como tema “Políticas e ações de integração da Educação Profissional com a Educação Básica: refletir, planejar e realizar”. 

Organizado pela Proen/IFRN em parceria com as diretorias acadêmicas dos campi, o evento teve como objetivo promover a integração entre os servidores, com discussões de temas relevantes para a práxis pedagógica. O Encontro foi realizado de forma híbrida, com uma atividade presencial na Unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta na segunda (26), com transmissão para os demais campi, através do canal oficial do IFRN no Youtube. Houve ainda um segundo momento sistêmico na terça-feira (27) e programações específicas de cada campus nas tardes dos dois dias.

“113 anos de trabalho e de transformação social"

Com programação sistêmica, as atividades do primeiro dia do Encontro tiveram início com uma apresentação cultural, na Unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta. A mesa de abertura contou com a presença do reitor do IFRN, professor José Arnóbio, junto aos pró-reitores de Ensino, professor Dante Moura; de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Neto; de Daniela Garcia, representando a Pró-Reitoria de Extensão; do diretor-geral do Campus Natal-Cidade Alta, professor Ayres Nogueira; de Amélia Reis, diretora pedagógica do Instituto; do aluno Edmilson Silva, representando os estudantes; e de Erivanda Nascimento, representando o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). 

Em sua fala, o reitor do Instituto, professor José Arnóbio, fez menção ao aniversário da Instituição, celebrado na última sexta-feira, dia 23: "O IFRN é uma instituição centenária. São 113 anos de trabalho e de transformação social", declarou José Arnóbio. 

Ainda pela manhã, aconteceu a conferência com o tema “Políticas de EJA/EPT no Brasil: Ascensão, Estagnação, Silenciamento e Retomada”, que teve como expositora a professora Maria Margarida Machado, da Universidade Federal de Goiás (UFGO). A temática teve o objetivo de promover uma reflexão coletiva sobre a responsabilidade social da Instituição com a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com sua integração à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). "Determinar que a pauta que abre o semestre é a retomada da educação de jovens e adultos na instituição, revela o compromisso que vocês assumem com essa pauta", enfatizou Maria Margarida. 

Pela tarde, a programação foi realizada por cada Campus do Instituto.

"A gente ensina, mas também aprende"

Durante a manhã do segundo dia do Encontro, aconteceu a exposição dialogada “Integração Curricular da Extensão nos cursos superiores de graduação do IFRN: instituição e aplicação exposto pelo assessor de Relações com o Mundo do Trabalho”. A ação foi ministrada pelo assessor de Relações com o Mundo do Trabalho da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRN), Victor Varela, e mediada pela diretora pedagógica, Amélia Reis. 

Victor destacou a importância da ação e de expressar a política educacional do IFRN: "É um processo de construção coletiva da nossa comunidade. Esses debates são fundamentais de serem feitos para além das nossas dinâmicas de Ensino, que tomou um volume muito grande pelas características do IFRN e dos Institutos Federais", pontuou. "A Extensão é um processo relacional, em que a gente ensina, mas também aprende; em que a gente educa, mas também aprende; em que a gente transforma a sociedade como um todo, mas a gente também se transforma enquanto extensionista, professor, estudante e, inclusive, enquanto IFRN", finalizou. 

Ainda durante a manhã, a programação contou com uma segunda exposição, com o tema “Apresentação da Proposta para a Estrutura Organizacional do IFRN”, exposta pela Comissão Central responsável pela revisão dos regimentos do Instituto, representada pela pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do Instituto, Antônia Silva, e pelo professor  do Campus Parnamirim do IFRN, Raphael Fontes. O processo de revisão dos documentos institucionais está em desenvolvimento e a comissão vai realizar reuniões por campi para dialogar com cada comunidade sobre o trabalho que vem sendo feito.

A programação vespertina foi promovida pelos campi do Instituto, com pautas específicas, trabalhadas de acordo com a necessidade de cada unidade. 

Acesse: 

Encontro Pedagógico do IFRN – 1º dia (26 de setembro) 

Encontro Pedagógico do IFRN – 2º dia (27 de setembro)

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas