Evento
Encontro estadual discute apoio a refugiados com participação do IFRN
Evento marca o início das atividades voltadas para educação e direitos de refugiados
Publicada por Max Praxedes em 21/06/2024 ― Atualizada há 5 meses
Na manhã desta sexta-feira, dia 21 de junho, o Governo do Rio Grande do Norte, em conjunto com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas/RN), o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (Ceram/RN), e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), realizou o 1º Encontro Estadual das Cátedras Sérgio Vieira de Mello. O evento ocorreu das 8h às 12h no auditório da Reitoria da UFRN.
A abertura do evento iniciou com uma palestra sobre as atividades da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), destacando as ações das Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Criada recentemente pela UFRN, UERN, IFRN e PAX, em 27 de março de 2024, a CSVM tem como objetivo promover educação, pesquisa e extensão acadêmica para refugiados.
O encontro marca o início das atividades das Cátedras no estado, abrangendo ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, todas voltadas para a promoção dos direitos fundamentais das pessoas em situação de refúgio. "O IFRN reforça o compromisso na consolidação de ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão nesta Cátedra, sempre sob a ótica do exercício da cidadania e do compromisso social para migrantes, refugiados e apátridas", afirmou o professor Breno Almeida, representando o IFRN na ocasião.
- Palavras-chave:
- Refugiados Evento Encontro Cátedras