Iniciação Científica

Encerramento do X Congic premia os melhores trabalhos da Mostra Tecnológica

Congresso terminou no sábado (9). Campus Santa Cruz deverá sediar a próxima edição

Publicada em 11/08/2014 Atualizada há 1 ano

Alunos receberam o prêmio dos gestores do Instituto. Imagem: Marcílio Carvalho

Na manhã deste sábado (9), foi encerrado o X Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic), que neste ano foi sediado no Campus Pau dos Ferros do Instituto. Em  um auditório lotado, principalmente, pelos alunos participantes do Congresso, foi realizada a entrega dos prêmios da Mostra Tecnológica do IFRN.

A Mostra apresentou aos participantes e visitantes do Congic os projetos desenvolvidos por alunos do nível médio/técnico do IFRN e de outras escolas públicas do estado e do nível superior do Instituto. Antes da entrega dos prêmios, hou a proposição de candidatura do Campus Santa Cruz para sediar a décima primeira edição do Congresso. O professor Leandro Costa, coordenador de Pesquisa do Campus Santa Cruz, declarou aos presentes a intenção de sediar o evento, como anunciou a infraestrutura disponível no município para receber os participantes.

A Coordenadora de Pesquisa do Campus Pau dos Ferros, Viviane Ferreira de Medeiros, a diretora geral do Campus, Antônia Francimar da Silva, o pró-reitor de Pesquisa do IFRN, José Yvan Pereira Leite e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Wyllys Abel Farkatt, realizaram também seus pronunciamentos antes da entrega dos prêmios. A coordenadora de Pesquisa e a diretora geral agradeceram o empenho de todos os organizadores e participantes. O pró-reitor de Pesquisa lembrou a importância da Mostra Tecnológica para o desenvolvimento da ciência, enquanto o pró-reitor de Planejamento declarou a satisfação em ver o auditório lotado para o encerramento do evento, segundo ele, um dos sinais do sucesso obtido pelo Congresso. Durante os três dias de Congic, foram apresentados 297 banners, 72 trabalhos orais e 27 projetos na Mostra Tecnológica.

• SOLIDARIEDADE

O X Congic foi marcado também pela solidariedade dos participantes, que doaram livros de literatura a serem distribuídos em outras escolas públicas da região. O Congresso teve um número de cerca de 1.200 inscritos e arrecadou aproximadamente 850 obras literárias, que vão desde best sellers internacionais, como o Código Da Vinci, de Dan Brown, até clássicos da literatura nacional, como O Atheneu.

• TRABALHOS PREMIADOS NA MOSTRA TECNOLÓGICA

Os trabalhos que obtiveram os melhores resultados, segundo a equipe de avaliadores, foram:

NÍVEL SUPERIOR

PRIMEIRO LUGAR: Sistema de informatização de agentes de endemias: módulo móvel, do aluno Francisco Evangilo Pereira, com orientação de Demétrios Araújo Coutinho. O trabalho é do Campus Pau dos Ferros e os vencedores conquistam uma viagem de 15 dias para o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em Portugal.

NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO

QUARTO LUGAR: Reciclagem de papel - aproveitamento de resíduo e inovação tecnológica, de Ian Rassari do Amaral; Júlia Caroline de Carvalho e Stella Layse da Silva Lima, com orientação de Roberto Rodrigues Lima, do Campus Natal-Zona Norte. Os vencedores participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (mostratec), que acontece anualmente em Novo Hamburgo-RS.

TERCEIRO LUGAR: Monitoramento de acumuladores de água usando arduíno, de Liliane Soares Bezerra; Maria Clara Silva de Melo e Lucas Soares Barros, orientados por Ivanilson Franca Júnior. O trabalho é do Campus Natal-Central e os vencedores também participarão da Mostratec.

SEGUNDO LUGAR: Cão Guia: protótipo robótico para uxílio na mobilidade de deficientes visuais, de Irene Ginanni Costa Pinheiro, orientada por Alba Sandyra Bezerra Lopes e coorientada por Edmilson Barbalho Neto. O trabalho, do Campus João Câmara, conquista participação na 13ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), que acontece na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo-SP.

PRIMEIRO LUGAR: A robótica educacional como interseção entre disciplinas do Curso Técnico de Informática, de Hugo Granjeiro Fontes; Paola da Silva Oliveira; Lucas Danrley de Souza, orientados por Manoel do Bonfim de Aquino. O trabalho, do Campus pau dos Ferros, também adquire o direito de participar da Febrace, em São Paulo.

pesquisa