Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CODEPE

Encerrado mais um módulo do curso de Capacitação de Gestores

Foi abordado o tema "Noções de Orçamento Público"

Publicada em 24/06/2016 Atualizada há 1 ano

Durante toda esta semana, servidores de diversos campi do IFRN estiveram reunidos para participarem do IV módulo do Curso de Capacitação de Gestores, promovido pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal do IFRN (Codepe). 
 
O responsável pelo módulo foi Cláudio César Antunes Florencio, coordenador de Contabilidade e Finanças da Reitoria do IFRN. Ele apresentou o tema "Noções de Orçamento Público". De acordo com Cláudio, foram discutidas questões relativas a orçamentários, instrumentos de planejamento, despesas e receitas públicas.
 
Jefferson Silva é coordenador de Gestão de Pessoas do Campus São Gonçalo e um dos participantes do curso. Esta é a segunda vez que ele assume uma função de gestão. Técnico de TI, ele já foi coordenador de Tecnologia da Informação do Campus, mas é a primeira vez que participa de um curso voltado especificamente para gestores. "Têm muitas coisas da área financeira que eu comecei a entender. O que é empenho, receita, como vêm os recursos. Tudo isso faz com que eu entenda melhor o funcionamento da Instituição", explicou.
 
O objetivo do curso é capacitar os gestores do IFRN para o exercício de suas atribuições, a partir dos eixos de gerenciamento de recursos e lideranças de pessoas. Os módulos são desenvolvidos em formato de oficina, com exposições dialogadas, abordagem de casos, estudos comparados e análise de experiências exitosas. O público-alvo da capacitação são os servidores com funções de chefia (diretores, pró-reitores, coordenadores, assessores e chefes). Até o final do ano, 4 turmas com 45 componentes cada terão concluído a capacitação.