Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reditec 2020

Emoção e agradecimentos marcam o encerramento do evento

Presidente do Conif anunciou Belém (PA) como sede da Reditec 2021

Publicada em 09/10/2020 Atualizada há 12 meses

Leitura da Carta Oficial da 44ª Reditec 2020 marcou encerramento

Foi ao som da música “Sintomas de Amor”, interpretada por estudantes e servidores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), que se encerrou a 44ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2020). O evento, que contou com mais de três mil inscritos, foi organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e realizado em formato totalmente digital.

Durante a cerimônia de encerramento, o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, anunciou a 45ª Reditec 2021, que será realizada em Belém (PA), e fez a leitura da Carta Oficial da 44ª Reditec 2020. O documento, destinado aos gestores, servidores, estudantes e à comunidade, reforçou o compromisso da Rede Federal diante do cenário vivenciado atualmente e também em situação futuras no pós-pandemia.

Em seu pronunciamento, Jadir José Pela agradeceu o compromisso e o trabalho desenvolvido pela Rede Federal que, de forma conjunta, com a participação de servidores e profissionais de instituições localizadas em todas as regiões do país, garantiu a realização da Reditec 2020.  “Participei, pela primeira vez, da Reditec, em 1982, quando aconteceu a 10ª edição. Desde então, tenho acompanhado esse movimento e o que se percebe, a cada Reditec, é que temos um desafio e nessa edição não foi diferente. Tivemos desafios, mas com a certeza de que também tivemos um sucesso muito grande”, afirmou.

A cerimônia de encerramento também contou com a presença do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Zilmar Rodrigues de Souza. Na oportunidade, ele parabenizou a organização do evento, as discussões realizadas durante a 44ª Reditec e reiterou a necessidade de rever as políticas de educação no país. “Precisamos rever as políticas e as macroações governamentais, alinhar as necessidades do mundo do trabalho às ações profissionais ofertadas e inovar na postura didática e metodológica do ensino, usufruindo das mídias e desenvolvendo a educação híbrida e a distância, com foco na elevação dos resultados da aprendizagem”.

Reditec

Realizada desde 1976, a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) tem como foco a gestão da Rede Federal, além de ampliar as discussões envolvendo as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A edição de 2020 contou com o tema “Contribuições, perspectivas e transformações da Rede Federal para os contextos de pandemia e pós-pandemia”.  

Reportagem: Lisânia Ghisi - Equipe de Comunicação da Reditec 202

Acesse

Carta Oficial da 44ª Reditec 2020