EmbarcaTech: IFRN participa de iniciativa de capacitação tecnológica

600 bolsas de estudo serão oferecidas a estudantes de seis instituições do país, com um investimento de R$ 50 milhões

Publicada por Max Praxedes em 19/07/2024 Atualizada há 1 semana

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) esteve presente no lançamento do EmbarcaTech, um programa de residência tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). O programa oferecerá 600 bolsas de estudo para alunos de seis instituições do país, com um investimento de R$ 50 milhões do Governo Federal.

A cerimônia ocorreu no dia 5 de julho, em Fortaleza (CE), e contou com a participação de Wagner de Oliveira, diretor da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Campus Natal-Zona Leste do IFRN, representando o reitor da instituição, o professor José Arnóbio.

“O programa de residência tecnológica é uma iniciativa crucial para o futuro dos nossos estudantes e para a evolução tecnológica do Nordeste. Oferecendo essa oportunidade única, estamos capacitando nossos alunos em tecnologias de Sistemas Embarcados e IoT, além de contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Norte. Esse é um passo fundamental para transformar nossa região através da inovação tecnológica e gerar diversas oportunidades de emprego para os estudantes”, destacou Wagner de Oliveira.

EmbarcaTech - Campus Natal-Zona Leste (2024)

Residência tecnológica no Nordeste

O EmbarcaTech tem como objetivo formar profissionais qualificados na área de sistemas embarcados, essenciais para o funcionamento de dispositivos e aplicações diárias, desde eletrodomésticos conectados até sistemas automotivos e equipamentos médicos. O programa será implementado em seis instituições brasileiras credenciadas pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati), incluindo o IFRN, que participará através do Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (Laica).

Além do IFRN, outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica integrarão o programa, como o Instituto Federal do Piauí (IFPI), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), além do Centro de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (Cepedi) e do Hardware Brasil (HWBr).

EmbarcaTech no IFRN

No IFRN, o EmbarcaTech será coordenado pelo professor Wagner de Oliveira e pelo coordenador acadêmico, professor João Moreno Vilas Boas. O laboratório Laica, já atuante em projetos de pesquisa e extensão em Robótica, Sistemas Embarcados e Tecnologias Educacionais, será o responsável pela execução do programa.

“Um dos objetivos do EmbarcaTech é incentivar a participação de alunos de municípios interioranos, democratizando e expandindo o conhecimento. O projeto no IFRN será realizado nos campi Natal-Zona Leste, Natal-Central e Currais Novos, proporcionando oportunidades aos estudantes do interior do estado”, explicou João Moreno.

Estrutura do programa

Segundo Wagner de Oliveira, o EmbarcaTech está estruturado em duas etapas: uma capacitação inicial e uma residência tecnológica. A fase inicial consiste em um treinamento intensivo de três meses sobre sistemas embarcados e Internet das Coisas (IoT), oferecido a distância para seis mil alunos, sendo mil deles sob responsabilidade do IFRN. Este módulo aborda estudos de caso em áreas como agricultura, indústria, cidades inteligentes e logística, resultando na concessão de um certificado aos alunos que concluírem satisfatoriamente o curso.

A segunda fase, destinada aos 600 alunos mais destacados, dos quais 100 são responsabilidade do IFRN, envolve uma residência tecnológica de 12 meses. Nesta etapa, os participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos em projetos reais com empresas parceiras, recebendo uma bolsa de estudos para dedicação em tempo integral.

Com o EmbarcaTech, espera-se que os estudantes do IFRN recebam uma formação de excelência, alinhada às demandas do mercado e às tendências tecnológicas globais, contribuindo para o avanço da indústria de sistemas embarcados no Brasil.

EmbarcaTech
Residência tecnológica
Bolsas de estudo
Capacitação tecnológica