Pau dos Ferros

Campus realiza colação de grau de Licenciatura em Química

Evento aconteceu na última quinta-feira (29)

Publicada em 03/05/2021 Atualizada há 1 ano

Colação de Grau de Pau dos Ferros, 29/04

O Campus Pau dos Ferros realizou na noite da última quinta-feira (29), em sessão remota, a solenidade de colação de grau do curso de Licenciatura em Química, referente ao semestre 2020.2. A cerimônia foi antecipada em virtude das três concluintes, Ana Caroline da Silva Avelino, Ana Paula Vieira Vilaça e Danielle Pereira de Almeida, terem sido aprovadas em programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado).

A solenidade foi presidida pelo Reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho e contou com a participação do Diretor-Geral em exercício do Campus, Radyfran Nascimento de França, da substituta da Diretoria Acadêmica, Elisabete Piancó de Sousa, do Coordenador do Curso, Caio Patrício de Souza Sena, além do Coordenador de Comunicação Social e Eventos, Marcílio França.

Orgulho de suas famílias

Filha de agricultora e residente no município de Doutor Severiano (RN), Ana Caroline da Silva Avelino celebra: “A palavra da noite é gratidão. O sentimento é de satisfação e felicidade de receber o grau do Instituto Federal. Foi um momento memorável e muito especial em minha vida e da minha família", comenta a graduada.

Ana Paula Vieira Vilaça, de Pau dos Ferros (RN), comemora o evento e o Mestrado que está para começar: “Foi uma noite memorável! O sentimento é gratidão e dever cumprido em encerrar um ciclo e já ter em vista o início de outro.” Sua mãe, Luzenira Vieira de Sousa, costureira, relata o sentimento pela ocasião: "É um orgulho muito grande ter uma filha formada numa instituição federal. Gostaria que outros pais tivessem o mesmo sentimento que eu estou sentindo agora. Estou muito feliz!"

A última licenciada da noite, Danielle Pereira de Almeida, residente no município de Alexandria (RN), vibra com o diploma e o nome IFRN constando nele: “Hoje foi uma noite muito importante para mim, a concretização de um sonho que se deu início há 4 anos. Me sinto muito feliz e realizada por me graduar numa Instituição como o IFRN, uma Instituição que acolhe tão bem todos que dela fazem parte. O Campus Pau dos Ferros foi para mim uma segunda casa e levarei seu nome comigo para onde quer que eu vá. Muita gratidão a todos que fazem parte dessa Instituição”, detalha a graduada Danielle.

Educação como transformação social

O Diretor Geral em exercício do Campus, Radyfran Nascimento de França, iniciou o seu discurso pontuando a importância do Instituto Federal que há mais de 100 anos forma profissionais-cidadãos para a sociedade: “É com muita satisfação para essa Instituição, que é mais que centenária, que estamos entregando à comunidade três professoras. Também entregamos essas profissionais para esse estado e para esse país, porque nosso diploma, que aqui foi conferido a cada uma de vocês, com muito orgulho, é válido em todo o território nacional.”

Ao cumprimentar as concluintes e demais presentes, o reitor do Instituto, professor José Arnóbio, prosseguiu com o seu discurso lendo o poema “A Escola é”, de Paulo Freire, fazendo um paralelo do texto com o IFRN: “Esse poema reflete muito da nossa Instituição, que nasceu ainda em 1909 e, de lá para cá, passados 111 anos, tem transformado a vida da juventude potiguar”.

Ainda em sua fala, o reitor defendeu a importância da luta e defesa pela educação pública, de qualidade e com investimentos. “A escola não é somente essencial, ela é fundamental para uma mudança da realidade social", afirma. "Não se faz educação de qualidade sem investimento”, complementa.

O reitor parabenizou as três concluintes e finalizou seu discurso: “Professoras, façam a diferença, sejam o diferencial nas escolas em que vocês vão lecionar. Mostrem que é através da educação que nós podemos fazer essa transformação, para que possamos ter verdadeiramente a mudança de que esse país tanto precisa”.

A solenidade foi a segunda do Campus Pau dos Ferros realizada de forma remota, por conta da pandemia da Covid-19. O ato foi realizado por meio de transmissão ao vivo e a gravação está disponível no link abaixo:

Acesse:

Gravação da Colação de Grau