Inclusão digital

IFRN apresenta resultados do "Escola Conectada"

Projeto é coordenado pelo Campus Avançado Natal-Zona Leste do Instituto

Publicada em 26/01/2023 Atualizada há 1 ano

O Rio Grande do Norte é o Estado do Nordeste com o maior índice de medição.

Na tarde da última terça-feira (24), os professores do IFRN João Vilas Boas, Wagner de Oliveira e Filipe Raulino, que integram o projeto "Escola Conectada", participaram de uma reunião com a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista. O encontro aconteceu no auditório professora Angélica Moura, na Governadoria do Estado.

O objetivo da reunião foi apresentar os resultados da participação do Instituto no projeto. Em dois meses, professores e estudantes do IFRN visitaram as 586 escolas do estado. Nas visitas técnicas, foi realizado um levantamento da infraestrutura das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), instalados medidores de internet e elaborado o diagnóstico de conectividade das escolas da Rede Estadual.

Na ocasião, estiveram presentes, também, o professor Ednaldo de Paiva Pereira e Emerson Cortez, representantes da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), além  do subsecretário de Educação, Álvaro Bezerra, diretores das Diretorias Regionais de Educação e Desporto (Dired’s).

De acordo com os professores que integram o projeto, antes da execução do "Escola Conectada", o Estado ocupava, respectivamente, a 6ª e 17ª posições nos rankings regional e nacional de escolas com medidores de internet. Hoje, com 82,5% de escolas da Rede Estadual medindo a conexão disponível, o Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com o maior índice de medição e está entre os três estados brasileiros com mais medidores instalados. Entender qual internet é utilizada na Educação é fundamental para investir em melhorias na conectividade.

Conheça o "Escola Conectada"

Na busca pela inclusão digital e pela democratização do acesso à internet, com o intuito de levar conexão sem fio para as escolas da rede estadual de Ensino, o projeto "Escola Conectada" é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Norte e conta com a parceria entre o IFRN, a Funcern e a Secretaria de Estado, da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec/RN).

Assista ao vídeo com mais informações sobre o projeto:

Projeto Escola Conectada