Publicações científicas

Em entrevista: Darlyne Fontes, coordenadora da Editora IFRN

A professora falou sobre as ações e melhorias nas revistas científicas do Instituto

Publicada em 27/02/2018 Atualizada há 1 ano

As ações desenvolvidas pela Coordenação da Editora para melhoria nas nossas revistas científicas vêm ocorrendo desde junho de 2016

Com o objetivo de socializar com a comunidade acadêmica o que vem sendo feito para capacitar e qualificar as equipes que compõem as publicações acadêmico-científicas do IFRN, o que, segundo o professor Márcio Azevedo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, vem elevando os seus status nas avaliações de periódicos mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a professora Darlyne Fontes, que coordena a Editora, concedeu uma breve entrevista à equipe de comunicação da Reitoria.

1 – Como vêm sendo desenvolvidas as melhorias nas publicações?

Bom, as ações desenvolvidas pela Coordenação da Editora para melhoria nas nossas revistas científicas vêm ocorrendo desde junho de 2016. Destaco a mais recente para mostrar o caminho que estamos trilhando: conquistamos o registro de um ISSN (International Standard Serial Number: sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) para o Portal de periódicos do IFRN. Esse registro, efetivamente, torna o nosso portal uma base de dados com indexação às revistas que temos.

2 – Sendo seis publicações, como se dá o gerenciamento no que compete à Coordenação?

Compete à Coedi: capacitação aos editores, diagramação e divulgação dos volumes e gerenciamento do portal de periódicos. Dessa forma, uma das principais preocupações é a capacitação de pessoal, especialmente, para utilização do sistema Open Journal Systems (OJS), software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas utilizado em nosso Instituto. Nós buscamos treinar e orientar o editor-chefe de cada revista, pois é dele e da equipe de cada uma delas a responsabilidade pela publicação. A esse grupo cabe, exclusivamente, o processo de seleção e publicação dos artigos.

3 – Que ações destacaria como mais significativas dentro do trabalho que vem sendo desempenhado?

Se colocar na ponta do lápis, temos uma lista de 23 ações que aconteceram simultaneamente ao longo desses 21 meses. Para destacar uma ou algumas, terei de mencionar outras, que as complementa. Vamos lá: realizamos inicialmente, um diagnóstico sobre as principais necessidades e desafios operacionais das revistas. A partir daí desenvolvemos um manual para direcionar as atividades de possíveis novas revistas e para facilitar a manutenção das que já existem.

Na perspectiva de um planejamento participativo, buscamos realizar reuniões com os editores-chefes de forma sistemática, além de parcerias, como a firmada com a Incubadora Tecnológica do Campus Cidade Alta – (Itcart), que nos permitiu o apoio de dois bolsistas, que realizam o trabalho de diagramação e criamos o Comitê Gestor do portal de periódicos do IFRN, composto por servidores da PROPI (Charles Bamam, Darlyne Fontes, Elizomar Nobre, Paulo Pereira e Rafael Passos).

Na área de capacitações, cito duas: uma sobre Editoração Científica, realizada pela Propi, e outra, desenvolvida junto à UFRN e à Content Mind, sobre a plataforma OJS. Ainda destacaria a repaginação da pasta no site institucional com melhor acessibilidade às informações; a retomada dos trabalhos da revista Diálogos da Extensão e da revista Geoconexões com o apoio na diagramação, capa e divulgação de volumes dos anos de 2016 e 2017; e a aprovação da criação de uma nova revista, a de Inovação em Computação (JTIC) que está sendo editada. Além disso, propusemos um cronograma para cada revista, visando ajustar as solicitações de diagramação e divulgação com as demandas e a disponibilização de software antiplágio para apoio ao processo de triagem dos manuscritos por cada editor-chefe.

4 – E quais ações estão sendo planejadas ou em desenvolvimento no ano de 2018?

Aqui farei uma listinha básica, pois elas são autoexplicativas:

• Elaboração de material gráfico para compor um portfólio, com dados de cada uma das revistas;
  • Padronização das informações das revistas no portal de periódicos; e
  • Elaboração da minuta da política editorial das revistas científicas do IFRN.
servidores