Processo eleitoral

Eleições do IFRN: divulgada a lista de estudantes e servidores votantes

Eleição para diretores-gerais dos campi e para reitor do IFRN será realizada no dia 11 de setembro

Publicada por Max Praxedes em 19/08/2024 Atualizada há 1 semana, 5 dias

A Comissão Eleitoral Central divulgou, na manhã desta segunda-feira, dia 19, a lista de estudantes, de servidoras e servidores votantes para o processo de escolha que definirá os dirigentes máximos da Reitoria do IFRN e das Direções-Gerais dos campi para o quadriênio de 2024 a 2028. O prazo para interposição de recurso à lista segue até as 23h59 do dia 20 de agosto, por meio de requerimento protocolado no Suap, dirigido à Comissão.

De acordo com a Resolução 47/2024 do Conselho Superior (Consup), poderão votar todos os servidores que fazem parte do quadro de pessoal ativo permanente do IFRN, assim como os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, tanto presenciais quanto a distância, conforme a legislação pertinente. No entanto, não poderão participar do processo de consulta os funcionários contratados por empresas terceirizadas de serviços, ocupantes de cargo de direção sem vínculo permanente com a instituição, e docentes substitutos, temporários e visitantes.

Voto

A eleição que definirá os dirigentes máximos da Reitoria do IFRN e das Direções-Gerais dos campi será realizada com base na proporcionalidade de um terço para cada segmento da comunidade acadêmica. Assim, o corpo docente, os servidores técnico-administrativos e os estudantes terão peso igual na manifestação de seus votos, conforme estabelecido nos artigos 12 e 13 da Lei 11.892 de 2008.

O voto será facultativo e secreto, com características que garantem a integridade e segurança do processo. Entre as medidas adotadas estão o sigilo do voto, privacidade garantida por criptografia, rastreabilidade com número rastreável para cada eleitor, integridade dos dados, apuração automática dos votos e a possibilidade de auditoria, uma vez que o software utilizado é de código aberto e pode ser verificado pela comunidade escolar.

Procedimentos para a votação

O processo será conduzido através do sistema Helios Voting, com o período de votação se estendendo das 8h às 21h, de forma ininterrupta, em todas as Unidades da instituição. Servidores e estudantes devidamente habilitados poderão participar utilizando dispositivos conectados à internet, como smartphones, tablets ou computadores.

As Comissões Eleitorais disponibilizarão locais sinalizados para votação em cada campus e na Reitoria, onde os eleitores poderão receber todas as informações necessárias sobre os procedimentos de votação. Caso ocorra qualquer interrupção no sistema de votação online, a Comissão Eleitoral Central poderá decidir pela prorrogação do prazo de votação e ajustar o calendário das etapas seguintes, garantindo que a apuração só tenha início após a conclusão da votação em todas as unidades.

Acesse:

Gestão Eleições Eleições 2024 Reitor Diretor Geral