coime/rn

Educadores e representantes da sociedade civil se reúnem para discutir o Sistema Nacional de Educação

As Conferências Intermunicipais de Educação aconteceram nesta sexta-feira (24)

Publicada em 27/05/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Num esforço para melhorar a educação no Brasil, professores, parlamentares, secretários municipais de educação e representantes do civil estão realizando Conferências Intermunicipais de Educação (Coime) em todo país para a formulação de propostas ao Sistema Nacional de Educação.  A primeira reunião, do polo Natal, aconteceu nesta sexta-feira (24) no auditório do Hotel Pirâmide. A solenidade contou com a presença da reitora Ângela Paiva Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da deputada federal Fátima Bezerra, do deputado estadual Fernando Mineiro, da secretária de educação de Natal Justina Iva, da presidente do Sinte/RN Fátima Cardoso e da coordenadora estadual do Plano Nacional da Educação (PNE) Márcia Gurgel.

Outras 17 conferências intermunicipais acontecerão até 26 de junho nos demais polos do Rio Grande do Norte, nas cidades de Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz. A coordenação dos eventos é do Fórum Estadual de Educação. Essas discussões subsidiarão a Conferência Estadual e, posteriormente, a Conferência Nacional de Educação, em 2014.

Participam do colegiado cerca de 4 mil pessoas de todo estado. A professora do IFRN Fátima Feitosa é a representante da educação profissional no Fórum Estadual de Educação. Para ela, as propostas regionais são importantes para atingir o objetivo de elevar o nível educacional do brasileiro. “Precisamos do cidadão consciente, crítico e produtivo, capaz de transformar seu espaço social”, afirma Fátima.

Na palestra sobre o Plano Nacional de Educação o professor Antônio Cabral  falou da necessidade da universalização do ensino gratuito em todos os níveis. Isso significa dizer que todos os cidadãos devem ter acesso à educação de qualidade desde a pré-escola até  à universidade dos quatro  aos 17 anos. Para alcançar esse objetivo algumas ações são necessárias como reforma de escolas, construção de laboratórios e bibliotecas, qualificação dos professores; planos de cargos,  carreiras e salários para os servidores, formação continuada, gestão democrática, transparência na aplicação dos recursos, redimensionamento dos materiais didáticos entre outras. Outro ponto citado é reivindicação da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.

Outros eixos temáticos foram debatidos durante o evento: educação e diversidade; educação, trabalho e desenvolvimento sustentável, qualidade da educação, gestão democrática, valorização dos profissionais da educação e financiamento da educação.

A Conferência Estadual será nos dias 27 e 28 de agosto de 2013.

Saiba mais sobre:

Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação