NAPNE

Educação inclusiva é tema de seminário e congresso no IFRN

Eventos tiveram abertura hoje (11) e seguem até a sexta-feira (13)

Publicada em 11/12/2013 Atualizada há 1 ano

Professor Francisco Ricardo Lins proferiu palestra sobre a educação inclusiva nas instituições de ensino superior

O IFRN, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizou na manhã desta segunda-feira (11) a abertura do I Seminário de Educação Inclusiva do Instituto e do II Congresso Norte-Riograndense sobre Inclusão no Ensino Superior.

A abertura dos eventos contou com a palestra “O papel dos núcleos de inclusão nas instituições federais: formação, regulamento e ações”, proferida pelo professor Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, do Departamento de Fisioterapia da UFRN. Na palestra, Francisco Ricardo Lins abordou principalmente os marcos legais, políticos e pedagógicos que orientam a o trabalho com a educação inclusiva nas instituições de ensino. Ele citou documentos e legislações que, por exemplo, exigem a estruturação de núcleos de acessibilidade nas instituições federais de educação superior e os requisitos de acessibilidade para a aprovação de novos cursos.

“Hoje uma das grandes discussões na universidade é o oferecimento da disciplina de Libras [Língua Brasileira de Sinais]. A dificuldade das Instituições é garantir um grupo de professores suficiente a essa oferta”, lembrou o palestrante.

Segunda a coordenadora do Seminário de Educação Inclusiva e do Congresso sobre Inclusão no Ensino Superior, a pedagoga Rejane Bezerra Barros, os eventos têm o objetivo de auxiliar na capacitação de gestores, servidores e alunos de instituições de ensino para o trabalho com a educação inclusiva. “A ideia é promover discussões e reflexões para o desenvolvimento de ações institucionais voltadas para a acessibilidade e a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas no âmbito das instituições educativas de ensino médio e superior”, explicou Rejane.

A abertura dos eventos contou com a presença da Reitoria do IFRN em exercício, Régia Lúcia Lopes; dos pró-reitores de Ensino e Pesquisa do Instituto, professor José de Ribamar Silva Oliveira e José Yvan Pereira, respectivamente; do diretor geral do Campus Natal-Central do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho; da coordenadora geral do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Instituto, Kelly Sarmento, e da professora da Universidade do Minho, de Portugal, Isabel Viana.

A professora Isabel participará da mesa temática "Aspectos legais e formação de educadores para a educação inclusiva", na sexta-feira (13), a partir das 8h. Na quinta-feira (12) a programação é voltada para diálogos inclusivos sobre deficiência visual ou baixa visão; deficiência física, auditiva e intelectual. Os eventos estão acontecendo no Auditório da Reitoria do IFRN, situada à Rua Nilo Bezerra Ramalho, 1692, Tirol, Natal-RN.