Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Representatividade

Educação e direitos humanos: IFRN participa de encontro estadual sobre igualdade racial

Evento ocorreu dia 21 de janeiro, no Teatro Alberto Maranhão

Publicada por Renan Gabriel em 22/01/2026 Atualizada em 22 de Janeiro de 2026 às 09:54

A Coordenação de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (Coedih) vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRN participou, no dia 21 de janeiro, do II Encontro Estadual para a Promoção da Igualdade Racial na Atividade Policial, realizado no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. O evento reuniu autoridades, representantes da segurança pública, pesquisadores e integrantes da sociedade civil para debater a promoção da igualdade racial no âmbito das instituições policiais.

Representando o Instituto, o assessor de Educação Étnico-Racial, Gilson Rodrigues Júnior, integrou a mesa-redonda do encontro, que teve como foco a reflexão crítica sobre racismo estrutural, políticas públicas e o papel das instituições do Estado na garantia de direitos. “Este encontro representa um marco histórico para o Governo do Rio Grande do Norte, ao reconhecer a importância do debate racial no âmbito da atividade policial”, afirmou Gilson.

Mesa-redonda
Mesa-redonda

A mesa-redonda contou com a participação de representantes de diferentes áreas e instituições, reunindo o coronel da reserva da Polícia Militar Batista, o organizador do I e do II Encontro; Andreia Nazareno, coordenadora nacional da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq); o pajé Rafael, artesão, cantor e compositor; a escrivã da Polícia Civil Priscila Vieira; além de Giselma Ominilé, que está à frente da Coordenação Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir) do Governo do Estado do Rio Grande do Norte; além de Yilaxe, do Terreiro Oba Ogodo, e da Iyalasé Flavinha de Oxum

Após as exposições iniciais dos integrantes da mesa, o encontro seguiu com um momento de debates e discussões com o público presente, ampliando o diálogo sobre os desafios e perspectivas para a promoção da igualdade racial no âmbito da atividade policial e das políticas públicas no estado.

Assessor de Educação Étnico-Racial do IFRN, Gilson Rodrigues Júnior
Assessor de Educação Étnico-Racial do IFRN, Gilson Rodrigues Júnior

Durante sua fala, Gilson destacou a importância de espaços institucionais de diálogo para o enfrentamento do racismo e para a construção de práticas mais justas no âmbito da segurança pública. “Este encontro existe porque há um problema real, histórico e estrutural. Problemas reais exigem coragem institucional para serem enfrentados, com escuta, reflexão e compromisso público”, afirmou.

O assessor também ressaltou o papel da educação nesse processo, defendendo que a formação é um caminho estratégico para transformar práticas institucionais. “Quando a polícia muda, o Estado muda. E a vida negra precisa ser protegida”, pontuou, ao enfatizar a necessidade de políticas públicas comprometidas com a equidade racial e a valorização da vida.

Palavras-chave:
Neabi Coedih IFRN II ENCONTRO ESTADUAL PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA ATIVIDADE POLICIAL Direitos Humanos

Notícias relacionadas