Submissão
Editora IFRN seleciona anais de eventos para publicação no Memoria
Edital nº 9/2026 prevê envio em fluxo contínuo, via SUAP, de 2 de fevereiro a 31 de dezembro de 2026
Publicada por Jose Nascimento em 03/02/2026 ― Atualizada em 3 de Fevereiro de 2026 às 15:47
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou o Edital nº 9/2026, que estabelece normas e procedimentos para a submissão de anais de eventos acadêmico-científicos e/ou tecnológicos destinados à publicação pela Editora IFRN, no repositório institucional Memoria. As propostas devem ser encaminhadas pelo SUAP, em fluxo contínuo, no período de 2 de fevereiro a 31 de dezembro de 2026.
A iniciativa busca fomentar a política de publicações de anais, definindo um fluxo processual para organizar as etapas de submissão e editoração. Podem ser submetidos anais de eventos como congresso, conferência, fórum, seminário, simpósio, encontro, feira e mostra de ciência e tecnologia, conforme as definições do edital.
Publicação
Entre os benefícios previstos estão o registro de ISBN para eventos cuja primeira edição de anais seja publicada pela Editora IFRN (com orientação para que edições subsequentes tenham ISSN providenciado pela comissão organizadora), além da elaboração de capa, ficha catalográfica, elementos pré e pós-textuais e compilação final dos arquivos. A publicação ocorrerá no Memoria, com possibilidade de divulgação em redes sociais institucionais e inserção em outros repositórios que coletam produções bibliográficas do IFRN.
Requisitos e submissão
Para participar, o evento deve abordar temas relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e/ou internacionalização; ter produção mínima de dez trabalhos aprovados; contar com comissão científica e comissão organizadora; ser organizado por pessoas servidoras do IFRN; e ter sido realizado em 2025 ou 2026. Para elegibilidade, o edital também indica a necessidade de padronização dos trabalhos (mesmo modelo), sumário enumerado e organizado por seções (quando aplicável) e inserção, no Suap, da logomarca do evento em alta resolução - sem obrigatoriedade quando inexistente e sem uso como marca d’água nas páginas do texto.
A submissão deve ser realizada por apenas uma pessoa organizadora do evento. Após a finalização do arquivo pela comissão organizadora, é necessário anexar duas versões: a versão final completa em PDF e a versão final completa em .DOCX. O edital ainda informa que a Editora IFRN pode solicitar documentos adicionais durante o processo e que propostas com declarações ou documentos falsos, bem como casos de plágio, serão desclassificadas. Também registra que a Editora IFRN não realiza revisão textual nem alterações no modelo dos trabalhos submetidos, cabendo às pessoas proponentes garantir a conformidade dos textos e arquivos.